Anônimo 17/01/2011 10:01 Consertos e Manutenção
Avatar

Tenho problemas com o muro em que o vizinho construiu!?

Boa tarde a todos! o meu vizinho da esquerda tem o terreno todo murado e tem o chão todo cimentado, sendo que o mesmo fica +ou- uns 2metros abaixo do meu,que é todo de terra. Sendo que entre a minha casa e o muro dele é de uns 3 m, e tem um pequeno jardim com plantas de flores de raízes profundas que começam serca de 40 cm de distancia do muro dele, e essas plantas nos dá privacidade, pois o muro está baixo para o meu lado e o janelão do quarto das filhas dele dá para o meu corredor em frente a porta da minnha sala. Enfim ele nos procurou com tom de voz alterado e disse “…. eu quero que tire todo essas plantas daí, pois está dando umidade p/o meu lado do muro” foi explicado p/ele q era a terra , 2m abaixo, que deu a infiltração, tentei manter a calma e manter a educação! mas que poderia afastar um pouco as plantas do muro , que se tivesse alguma grudada ñ exitaria em retirar! mesmo assim retrucou “… quero que tire essas planta ,se não vamos gastar dinheiro com advogados…” . Mediante à situação as dúvidas são:

1- Sou responsável pela terra do meu terreno ter dado infiltração no muro, ele ñ deveria ter construido de forma mais resistente à umidade, já que construiria 2m colodo à terra? tem previsto em código civil?

2- QUAL A DISTACIA EM QUE SE PODE MONTAR UM JARDIM DO MURO DO VIZINHO? TEM NO CODIGO CIVIL?

3- ESTOU ERRADA NISSO TUDO? me ajudem quero brigar pelos meus direitos, mas sem ferir os dele, embora foi muito mal educado e grosseiro!
AGRADEÇO A ATENÇÃO!

9 Respostas

kawdeyra 17/01/2011 10:55 0 0

manda ele procurar os direitos dele vai chegar uma hora que vc vai ter que ficar em uma mesa de negociação dai vc expoe sua versão, no meu entender ele que tinha que tomar as providencias pra evitar a tal infiltração tipo , aterrar o lote dele pra ficar no mesmo nivel que o seu criar uma barreira de tijolos pra evitar as raizes ,e pelo que vc conta parece que as suas plantas ja estavam lá, mada ele procurar a justiça e se realmente ele tiver respaldo legal pra isso acate, abraço menina fui

Jefferson Diego 17/01/2011 10:56 0 0

Eu vou te dar uma sugestão, que pode sair um pouquinho cara, mas pode ser que funcione. Você vai escavar seu jardim até a base do muro de seu vizinho e aplicar um produto impermeabilizante na parede, da base até uma altura superior ao nível do seu terreno. Assim você vai impedir que a parede absorva a água do seu terreno. Aviso logo que você vai perder seu jardim, mas depois poderá reconstruí-lo.

Adrogrosx 17/01/2011 10:58 0 0

Eu penso que se tirar todas as plantas não vai resolver nada,o problema é outro,acho que você deveria ir até a prefeitura para explicar a situação,um engenheiro da prefeitura vai analisar a situação e vai dizer quem está certo ou errado, se ambos estão errados ou ambos estão certos,a priori eu acho que você não tem culpa nenhuma!

Rebeca 17/01/2011 11:14 0 0

derruba o muruu deele

Suzanne 17/01/2011 11:41 1 1

Em primeiro lugar o muro é de quem?´È dele, seu ou esta construido no meio do terreno em comum acordo?

Se o muro é dele o que ele pode fazer é exigir que vc construa o seu dai ele tem uma certa razão em reclamar, fora isso se as raizes das plantas não estão danificando a estrutura física do muro e não estão passando para o lado dele (como vc explicou que as plantas estão afastadas do muro deduzo que todos os galhos estão dentro do seu terreno), então não tem o que ele possa fazer.

Se for verificado que a situação é como vc descreveu não existe processo…

Sabe na casa da minha mãe cada vizinho tem o seu muro, o do vizinho é uns 50 cm mais baixo,ai ele deixa as unhas de gato grudarem no muro e descer para o quintal, além de dar infiltração estraga toda a pintura da minha pobre maezinha, já foi conversado, toda vez precisa ir reclamar, ai até cortam, mas estragam todo o acabamento do muro, e não tem o que se possa fazer para resolver.

Anderson TC 17/01/2011 12:44 0 0

Não sou advogado mas quero dar minha opinião.Você poderia fazer qualquer coisa no terreno que é seu mas como esta dando infiltração você vai ter que tomar providencias. Quando ele contruiu o muro dele ele deveria ter colocado um plastico no muro para não passar umidade, por isso a culpa também é dele, vocês teram que entrar em um acordo. Boa sorte com seu vizinho, pois vizinho quando dá para ser chato não tem jeito.

ronealmeyda 17/01/2011 13:03 0 0

Não destrua seu jardim.
Mantenha sempre podado sem altrapasar o limite de seu terreno.
Se Vc quer privacidade e dar altura ao muro divisor pode construir um tapume em madeira tipo trelisa acima e não apoiado ao muro ( com altura iniciando a 1,50 ate a 2,50 ) nete podes pendurar vasos placas de xaxim orquideas bromelias…….

pizzaiollouco 17/01/2011 13:54 0 0

Vamos por parte:

Primeiro – falar para vc que vai levar para a justiça, é em principío um instrumento de assédio jurídico, usando da possibilidade de através da justiça intimidar vc mesmo que não tenha razão. Neste caso os juízes conscientes que a pessoa está usando e abusando do elemento da justiça para pressionar as pessoas por ter mais facilidade e/ou dinheiro que o outro, faz dos tribunais a sua arma de ataque mesmo não tendo qualquer razão.

Segundo – se o seu terreno está na altura natural e foi ele que cavou e construiu o muro, ele deveria fazer o muro de forma que tivesse resistência e fosse construido com drenagem para não haver problemas de possivel tombamento por força de solo de seu terreno e drenagem de possivel infiltração de água com está ocorrendo. É a natureza se manifestando quando o homem não a respeita apesar de seu conhecimento a séculos. Vai virar notícia de televisão como estamos assistindo nos dias de hoje.

Terceiro – vc pode fazer qualquer coisa até a linha de divisa do seu terreno não havendo no caso de um jardim qualquer impedimento.

Quarto – no Código Civil Brasileiro está previsto a relação de vizinhança, a questão de divisas e outros coisas mais. No entanto, também em seu municipio deve existir alguma norma de construção estabelecida que na Prefeitura vc poderá se informar. Inclusive solicitar uma vistoria junto a Defesa Civil dos riscos que pode estar existindo por esta obra.

Está no novo código civil Art. 1297 a 1.313 (dos limites entre prédios e do direito de tapagem; do direito de construir).

rosene 25/06/2012 22:27 1 1

olá meu nome é Rosene .
gotaria de saber eu fiz meu muro meu vizinho construiu em cima dele .
ela quer que eu feche minha área o muro tem 190m de altura eu falei que não ia fechar
ela disse que vai botar tabua em cima dele ela pode fazer isso
gostaria de uma resposta obrigada!!!

Responder