Anônimo 19/07/2010 03:07 Seguros e Registros
Avatar

Se eu não transferir o documento de um carro para o meu nome o que acontece?

Assinei no verso do documento e o antigo proprietário também. Reconheci firma e tudo mais. E agora? Já se passou um ano que aconteceu isso e eu preciso vender o veículo.

6 Respostas

Psy trance 19/07/2010 15:59 0 0

vá aonde comprou o veículo e reclame
aconteceu isso no meu carro demoro um ano e eles não entregaram o documento
vc andando com o carro sem documento e sem tar no seu nome se a polícia pegar pode ser apreendida vai no detran e resolva isso

Primo Kabrunco 19/07/2010 15:59 0 0

Bom na verdade você vai ter que pagar uma multa e passar o carro para seu nome para poder vender. Isso se o proprietário anterior não mandou bloquear o carro. Ai você pode ter mais um problema.

cafoaz 19/07/2010 16:39 0 0

Pelo jeito acho q ñ entenderam, primeiro vc tem que transferir o carro para seu nome no detran, para isso, basta levar ao despachante para fazer o serviço, depois fazer o mesmo ao vender, mas lembre-se, mesmo que vc preencha o recibo se houver alguma multa ela irá sempre para o proprietário que consta no CRLV, por isso após a venda preencha o doc. do carro tire uma xerox autenticada e envie ao detran junto com o formulário proprio.

Renato 19/07/2010 19:44 0 0

Você registra a transferência no Detran e depois vende.

Possivelmente lhe será cobrada uma taxa, pois é obrigação sua fazer a transferência.

Schulz 20/07/2010 6:54 0 0

A não transferência do veículo na prazo de 30 dias corridos a partir da data do cartório, implica em uma infração grave, R$ 127,00 de multa e 5 pontos da carteira. Caso o novo provprietário entre em acordo, vc pode fazer uma procuração em cartório. Ele apresenta a procuração e o DUT junto ao órgão de trânsito e faz a transferência.
NÃO PRECISA DE DESPACHANTE PARA FAZER ISSO!!!!!!!!!!!!!!!!
Còdigo de trânsito Brasileiro , Art. 233. Deixar de efetuar o registro de veículo no prazo de trinta dias, junto ao órgão executivo de trânsito, ocorridas as hipóteses previstas no art. 123:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.
Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:
I – for transferida a propriedade;
II – o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;
III – for alterada qualquer característica do veículo;
IV – houver mudança de categoria.
§ 1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.
§ 2º No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de trinta dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

§ 3º A expedição do novo certificado será comunicada ao órgão executivo de trânsito que expediu o anterior e ao RENAVAM.

Thiago Lopes 20/07/2010 17:31 0 0

o prazo máximo de transferência é de 30 dias contados da data preenchida no documento. após esse prazo vc paga uma multa, mas não paga na hora, ela chega na sua casa.
no seu caso vc tem duas opções, vai depender do quão rápido vc precisa vencer esse carro.
vc pode pedir para o antigo dono do carro solicitar uma segunda via do documento de compra e venda, e preencher diretamente no nome do novo proprietário (mais rápida porém mais trabalhosa)
ou então transferir para o seu nome, pegar o novo documento e passar para o novo proprietário (mais lenta mas mais fácil)

Responder