10 Respostas

Cezar 25/05/2011 12:21 0 1

Depende de quem comprou a casa ou quem tem o melhor emprego.

Ágata Palloma 25/05/2011 12:22 0 0

isso depende, dos bens materias que o casal possui, se foram casados com união ou separação de bens.
se por exemplo tiver só a casa, então é metade de cada um, e nenhum tem obrigação de sair.
se tiver uma casa e um carro, podem fazer o acordo, um fica com a casa e outro com o carro.
se casou com separação de bens, fica com a casa, o dono.
se casou com comunhão de bens, entao tem que dividir mesmo. claro, tudo o que construiram juntos.
espero ter ajudado
by: palloma

Daniela Vasselai 25/05/2011 12:33 0 0

Sem especificações na pergunta nós temos várias respostas e isso depende de vários fatores:
1. Pode depender da regência de bens (comunhão universal de bens, separação parcial de bens, separação total de bens… etc)
2. Pode depender dos motivos da separação
3. Pode depender do bom senso do casal.

Não quero entrar em questões técnicas mas é o seguinte, se estamos falando de um casamento de comunhão universal de bens a casa é do casal e não de um nem de outro, desta forma isso não define nada. Se for separação parcial, devem avaliar se a casa foi comprada antes do casamento e por quem: se foi comprada antes deve ficar aquele que for dono da casa. se foi comprada depois do casamento a casa provavelmente possui aos dois. Se for separação total de bens então a casa certamente é ou do marido ou da esposa, nesse caso o dono obviamente fica na casa;

Em geral, quando os motivos não são relacionados a traição aquele que pede a separação é que sai da casa. Quando é uma necessidade mútua fica difícil especular. Já se levarmos em conta um caso de separação por traição, então provavelmente aquele que traiu deveria sair da casa do casal.

Agora o bom senso está mais relacionado a capacidade de se sustentar. Se ambos trabalham mas um dos dois ganha muito mais que o outro, aquele que ganha mais teoricamente deveria ceder o espaço ao que ganha menos por ter condições melhores de se estabilizar fora da casa.

Me desculpe se entrei em detalhes demais, espero ter ajudado. :)

Sujeitinho 25/05/2011 13:49 2 0

Olá!

1) De leis eu não entendo, mas de BOM SENSO sou um expert.

2) No meu caso quem saiu fui EUZINHO: larguei minha casa e tudo que nela há para minha ex-esposa e meus dois filhotinhos. A despeito de te-la construído trabalhando de 18 a 20 horas por dia, a despeito de te-la rebocado inteirinha aos domingos (2 metros quadrados por domingo!), a despeito da ex não ter comprado um único tijolinho para a casinha, eu saí de casa com uma mala com meia dúzia de roupas surradas, um par de calçados furados, e o CORAÇÃO cheio de contentamento pelo dever cumprido.

3) Até meu aparelho de som e meus mais de 400 cds e Dvds de música ficaram para trás.

4) Portanto, se a PERGUNTA envolve pessoas de BOM SENSO, saiba que o comum será o macho reprodutor abandonar a casa e se virar por aí, pela vida.

5) Se, no entanto, as pessoas envolvidas não tiverem BOM SENSO, melhor preparar todas as ARMAS que a briga será boa. Mas entre mortos e feridos, todos se salvarão, pode acreditar.

Saudações do Sujeitinho

Quasímodo 25/05/2011 14:05 0 0

Esquenta não, vai dar tudo certo.

Luiz P 25/05/2011 17:31 0 0

Acho que tem que ter bom censo, mas se eu fosse juiz eu mandava vender e repartir o dinheiro.
Agora se a mulher é uma cobra é melhor sair e ser feliz, deixa os bens que dias melhores virão.

Simone Viana 26/05/2011 4:54 0 0

Eu creio que o homem tem que sair da casa,eu por exemplo tem (02)dois filhos,minha indenização foi para constuir minha casa,me esforço tanto e o certo é ele sair.

Joakim Silva 26/05/2011 10:41 0 0

É FEITA UMA DIVISÃO DOS BENS,DEPOIS DE FEITO ISSO CHEGA SE A UM ACORDO DE QUEM SAI E QUEM FICA COM O QUE.O QUE É UMA PENA POIS BOM SERIA SE QUEM É CASADO NUNCA SE SEPARASSE.

http://www.youtube.com/watch?v=mUAvhXrrgYM

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Mateus 7.12

Toni 26/05/2011 12:17 0 0

geralmente quem sai é o homem mas na hora da separação judicial não havendo filhos tem que se vender a casa e dividir o dinheiro.

Sandra 15/02/2014 2:02 0 0

Moro junto a 5 anos, meu marido é alcoolatra, fez ameças, mandou que eu saisse de casa, dizendo que a casa esta no nome dele, nem esta averbada, tem só matricula de terreno. Fui na delegacia e fiz um BO com relação as ameaças, depois de alguns dias um oficial de justiça pediu para ele sair cumprindo a lei Maria da Penha. Agora ajuizei minha união estável e dissolução, terei uma audiência dia 11 de março pelas ameaças de morte, será que terei que sair da casa. Esta casa foi comprada tem apenas 1 ano.
Temos 2 matriculas, pois são dois terrenos juntos, e em um deles esta a casa.
Tenho 53 anos, sou totalmente dependente dele, ele trabalha com equipamentos de som, tem uma empresa.
Comecei a trabalhar como corretora de imóveis tem apenas 3 meses.
Acho que a luz de casa vai ser cortada, ele não pagou e agora? o que faço?

Responder