Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quem inventou a feijoada? e porque?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

20 Respostas

  1. Os escravos, no Brasil, usavam os restos de alimentos que eram desprezados pelos “nobres”. Por isso é originalmente composta por rabo de porco, pé, etc…

  2. A feijoada foi inventada pelos escravos! e por que… os seus “senhores” donos de fazendas de café e minas de ouro não davam comidas decentes! Davam os restos das comidas, como orelha de porco etc… Os escravos juntavão tudo e comiam, foi assim a história da feijoada! kk
    =] Espero ter te ajudado! xD
    Beijos!

  3. rapaz vc nao sabe é muito facil simplesmente os escravos
    o pq eu nao sei mas deve ser pq eles juntaram varias bobagens num feijao e deu a feijoada

  4. A explicação popular mais difundida sobre a origem da Feijoada é a de que os senhores – das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar – forneciam aos escravos os “restos” dos porcos, quando estes eram carneados. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita. Tal versão, contudo, não se sustenta, seja na tradição culinária, seja na mais leve pesquisa histórica. Segundo Carlos Augusto Ditadi, especialista em assuntos culturais e historiador do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, em artigo publicado na revista Gula, de maio de 1998, essa alegada origem da feijoada não passa de lenda contemporânea, nascida do folclore moderno, numa visão romanceada das relações sociais e culturais da escravidão no Brasil.

  5. As origens da feijoada partiram de influências européias. A mistura de feijões com carnes não era comum aos africanos e, sim, aos europeus. São históricas as receitas portuguesas que misturam lingüiças, orelhas e pé de porco ao feijão de vários tipos – menos feijão preto (de origem americana). Outros dizem que tem influência francesa no prato conhecido como o cassoulet que também leva feijão e carnes em seu preparo. Ponto aos europeus.

    Já a primeira feijoada completa acompanhada de arroz branco, laranja fatiada, couve refogada e farofa – a combinação que conhecemos hoje – foi criada e ganhou notoriedade no restaurante carioca G. Lobo, que funcionava na Rua General Câmara, 135, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O estabelecimento, fundado no final do século XIX, desapareceu em 1905, com as obras de alargamento da Rua Uruguaiana. Ponto para o Rio de Janeiro.

    Portanto, como a cultura brasileira a feijoada é o resultado do encontro e da mistura de diferentes povos. Se estudarmos a origem de todos os ingredientes que compõem a feijoada, teremos a resposta à verdadeira história do prato. A receita tradicional inclui feijão preto, arroz, as carnes, farofa, laranja, couve, alho, cebola, louro e – importante não esquecer – da pimenta e da batidinha, composta de cachaça, açúcar e limão.

  6. A feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consiste na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.

    Na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou pés, e davam tais partes aos seus escravos.

    Como a alimentação dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas à mistura. Estava feita a primeira feijoada

  7. Oi alexandre
    Os escravos, que não tinham comidas de boa qualidade, comiam apenas os restos de comida dos senhores, isto é, comiam apenas as partes do porco, que restava e as vezes comiam feijão.
    Assim, acabaram misturando tudo e criando a tradissionalíssima e deliciosa feijoada, hoje, comida tipicamente brasileira, uma mistura do chamado feijão preto com carne de porco.
    O porque disso tudo é que como não tinham nada de bom para comer, o que tinham de fazer era criar uma comida própria, a mesma, é a feijoada,
    Espero ter ajudado, bjs 🙂

  8. A feijoada foi inventada pelo os escravos

    Porque os ”senhores” (os donos das fazendas onde eles trabalhavam);davam os restos de comidas que eles não comiam para os escravos.Assim eles misturavam tudo e cozinhavam.

  9. Os escravos.
    Os donos de escravos, quando terminavam suas refeiçôes, jogavam os restos para os escravos.
    Normalmente jogavam o que nâo usavam, ou seja os miudos, patas, orelhas, etc., entâo os escravos misturam tudo em um caldeirâo, com feijâo preto e cozinhavam. Assim surgiu a feijoada.

  10. Cidão isso não tem nada a vê pq na feijoada não tem pata de animal!!!!
    QUEM INVENTOU A FEIJODA eu não consigo achar!!!
    BJS eu amo feijoada!!!!!!
    E na verdade para aqueles que são desatendidos os escravos que inventaram a feijoada!!!!

  11. os escravos africanos enventaram a feijoada,com os restos de comida que os donos dos escravos não comiam:orelha de porco,lingua de porco e etc.

Perguntas Relacionadas