Anônimo 03/02/2011 05:02 Medicina
Avatar

Quem foi o pai da medicina?

Tags:

6 Respostas

Andre 03/02/2011 17:55 0 0

OSWALDO CRUZ

Not cool at all 03/02/2011 18:00 0 0

Hipócrates.

? 04/02/2011 2:49 0 0

hipócrates é considerado o pai da medicina

ART 04/02/2011 3:20 0 0

Oi Bruna!!
Olha eu aqui outra vez respondendo a mais uma das suas interessantes perguntas.
Vejo que você gosta mesmo da Medicina.
O chamado “Pai da Medicina” é o Médico Grego Hipócrates.
Ele é conhecido por muitas pessoas como uma das figuras mais marcantes da história da saúde e devido a sua grande importância, ele é chamado de “Pai da Medicina”.
Este importante estudioso da medicina, nasceu na Grécia e fazia parte de uma família que mantinha uma longa tradição na pratica de cuidados em saúde.
Em seus estudos, ele pôde constatar a relação de muitas epidemias com fatores climáticos, raciais, alimentares e do meio ambiente.
Deixou ainda muitas descrições clínicas que possibilitam o diagnóstico de doenças como a malária, tuberculose, caxumba e pneumonia.
Ele se dedicou também profundamente aos estudos sobre anatomia humana, deixando anotações descritivas bastante claras que se referiam não só a instrumentos de dissecação, como também, a procedimentos práticos.
O “pai da medicina” direcionava seus conhecimentos em saúde no caminho científico, ele rejeitava completamente a supertição e práticas que não se podia explicar cientificamente.
O famoso Juramento de Hipócrates foi criado a partir de sua inquestionável conduta ética.

“Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:
Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.
A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”
Esse é o juramento que todos os Médicos fazem no momento em que recebem seus Diplomas de Médico.
Pena que muitos se esquecem dele e nem todos cumpram o que juraram no momento da Colação de Grau.
Valeu?!?!

Só respondo onde tem troll 04/02/2011 8:51 0 0

Hipócrates é conhecido por muitas pessoas como uma das figuras mais marcantes da história da saúde. Devido a sua grande importância, ele é chamado de “Pai da Medicina”.
http://www.todabiologia.com/pesquisadores/hipocrates.htm

ok

Dαyαиє Wєℓ¢к 04/02/2011 17:11 0 0

Hipócrates

Responder