Anônimo 11/02/2011 06:02 Astronomia e Espaço
Avatar

quem foi galileu?e o que ele fez?

um resumo.

Tags:

12 Respostas

Tuba Abreu 11/02/2011 18:02 0 0

foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.

Natália Luiza 11/02/2011 18:03 0 0

Quem foi

Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.

Descobertas, idéias e estudos

Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Galileu, onde a Terra era vista como o centro do Universo.

Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos.

Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade.

Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.

Caio Leonardo 11/02/2011 18:03 0 0

Galileu Galilei (em italiano: Galileo Galilei) (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.
Galileu era o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati[1]. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença, na época integrantes do Grão-ducado da Toscana.
Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter[2], os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o “pai da ciência moderna”.

Sabrina Emely 11/02/2011 18:03 0 0

wikipédia amr :)

B0c4 S6j4 11/02/2011 19:06 0 0

Ih, rapaz, ele fez um monte de coisa.

Timoteo Fantos 12/02/2011 2:21 0 0

conheci gali num bordeu na cidade de palermo na italia e jjá naquela epoca era corno depois que sua mulher o traiu na aula de ffísica com paoolo rossi mmatemático renomado nos anos de ouro da cciência moderna .

R2 D2 12/02/2011 6:44 0 0

Aqui vai encontrar varias informações.

http://www.google.com.br/search?q=galileu&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&client=firefox-a&rlz=1R1GGLL_pt-BR___BR407

Mensagem enviada por R2 D2 às 12:43.

• Sαrα Jαcksση ♥ 12/02/2011 7:53 0 0

GALILEU GALILEI

Período: (1564-1642)
Nacionalidade: Italiano
Área: Física e Astronomia.

Galileu, considerado o fundador da ciência experimental moderna, nasceu na cidade de Pisa, em 1564, era filho de uma família pobre da nobreza de Florença. Aos 17 anos foi encaminhado por seu pai para fazer Medicina, mas devido ao seu espírito irrequieto não se sentiu muito atraído pela carreira, mesmo assim ainda contribuiu construindo um pêndulo de comprimento padrão para a medida da pulsação de pacientes que foi muito popular entre os médicos da época.

Tendo sido perseguido pela Igreja Católica (inquisição), por que a ideia sobre o mundo que predominava, na época, era o sistema geocêntrico, segundo o qual a Terra estaria no centro do universo e os outros astros girariam em torno dela, mas Galileu foi um dos mais ardorosos defensores de outro sistema denominado heliocêntrico ( do grego hélios = sol, cêntrico = no centro, ou seja, com o sol no centro) idealizado pelo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543).

Porém a importância de Galileu não se resume à defesa do sistema heliocêntrico. Ele elaborou vários trabalhos fundamentais para o surgimento da nova física. Realizando cuidadosos experimentos ele verificou que: desde que a resistência do ar possa ser desprezada, todos os corpos caem da mesma maneira, independente de sua massa e com aceleração constante, descobrindo assim as leis da queda livre dos corpos. Descobriu também a lei que rege o movimento do pêndulo.

Além do campo da Mecânica, Galileu deu também enorme contribuição no desenvolvimento da Astronomia. Ele conseguiu construir o primeiro telescópio com o qual realizou uma série de descobertas, que inclusive contrariava as crenças religiosas e filosóficas da época, as quais eram baseadas nos ensinamentos de Aristóteles.

Dentre as contribuições na Astronomia podemos destacar: observou que a superfície da lua era rugosa, descobriu quatro satélites girando ao redor de Júpiter, verificou que o planeta Vênus apresenta faces ( como as da Lua) concluindo que ele girava em torno do sol – o que o levou a confirmar o heliocentrismo.

Estas descobertas foram apresentadas em sua obra “Diálogo sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo” publicada em 1632 a qual causou enorme tumulto tendo como consequência sua condenação por heresia pela Igreja Católica onde foi preso e submetido a julgamento. Para se livrar de ser condenado a morte (queimado vivo) teve de renegar suas idéias perante o Santo Conselho da Igreja, Mesmo assim foi condenado ao confinamento, mas embora doente e cego ainda produziu a obra “ Duas Novas Ciências”, na qual lançava as bases da Mecânica.

Galileu morreu completamente cego a 8 de Janeiro de 1642.

jj 25/07/2012 14:41 0 0

eu tenho que saber nao e pa min epara vc emtao preucure

rayane 31/10/2012 0:00 0 0

isso n~qo e muito bom n~qo pelo menos eu achei neh

rayane 31/10/2012 0:00 0 0

isso n~qo e muito bom n~qo pelo menos eu achei neh

rayane 31/10/2012 0:00 0 0

isso n~qo e muito bom n~qo pelo menos eu achei neh

Responder