Anônimo 08/02/2011 10:02 Outras - Ciências
Avatar

que país foi considerado berço do Iluminismo?

gente respode pra me por favor mas sem bricadeira é serio

5 Respostas

Sarinha 08/02/2011 10:45 0 0

.

P Junges 08/02/2011 10:48 1 0

Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

Robson Teixeira 08/02/2011 10:52 0 0

“Iluminismo, Esclarecimento ou Ilustração (em alemão Aufklärung, em inglês Enlightenment, em italiano Illuminismo, em francês Siècle des Lumières e em espanhol Ilustración) são termos que designam um dos mais importantes e prolíficos períodos da história intelectual e cultural ocidental.”

Não há ao certo uma datação da origem do Iluminismo, alguns historiadores datam como tendo início no século XVII, mais a maioria dos historiadores datam o início como no século XVIII, já que aproveitam a já consolidada denominação de Século das Luzes, e seu término tem como coincidência o início das Guerras Napoleônicas, o iluminismo é um conceito que abrange diversas tradições, sejam elas filosóficas, sociais, políticas, atitudes religiosas ou simples correntes de pensamentos. Esses pensadores que eram filósofos passaram a ser chamados de iluministas, eles tinham em comum os ideais da extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do conhecimento humano, porém, cada país tinha um ideal diferente, leia-se então que os iluministas defendiam ideais de acordo com seus países. Os iluministas estavam presentes em vários lugares.

Alemanha: Os iluministas alemães possuíam quase todos profundos interesse e sensibilidade religiosa, e almejavam uma reformulação das formas de religiosidade, um dos iluministas mais conhecidos foi Imannuel Kant. Uma das principais obras de Kant foi A Crítica da Razão Pura, que explica essencialmente porque as metafísicas são voltadas ao fracasso e porque a razão humana é impotente para conhecer o fundo das coisas.

Escócia: Empirismo e pragmatismo foram as tendências mais marcantes do Iluminismo Escocês, caracterizado por um grande aparecimento de intelectuais e obras científicas, rivalizando com qualquer outra nação, em qualquer momento da história. O que tornou ainda mais notável foi que ela teve lugar num país que estava entre os mais pobres e era considerado um dos mais atrasados da Europa Ocidental, antes dessa data. Um dos filósofos mais conhecidos foi Adam Smith. Uma das principais obras de Adam Smith foi “Riqueza das Nações”, este livro tornar-se-ia, provavelmente, uma das obras mais influentes no mundo ocidental, este livro se tornou um manifesto contra o Mercantilismo.

Estados Unidos: Nas treze colônias, hoje Estados Unidos, os ideais iluministas chegaram por importação da metrópole, mas tenderam a ser redesenhados com contornos religiosa e politicamente mais radicais. Idéias iluministas exerceram uma enorme influência sobre o pensamento e prática política dos chamados founding fathers (pais fundadores) dos Estados Unidos, dentre eles podemos destacar: Thomas Jefferson e Benjamin Franklin.

França: Na França, berço do iluminismo, país de tradição católica, mas onde as correntes protestantes, nomeadamente os huguenotes, também desempenharam um papel dinamizador, havia uma tensão crescente entre as estruturas políticas conservadoras e os pensadores iluministas. Os principais iluministas franceses foram:

Voltaire: Dentre várias obras, pode-se destacar o seu livro “Cândido”, onde ridicularizava aqueles que achavam que viviam no melhor mundo possível. Voltaire se empenhou em mostrar que havia muitos sábios e pessoas honestas nos povos com costumes diferentes dos europeus.

Rosseau: Escreveu “O Contrato Social” em 1762 que diz que a atividade política e econômica repousa sobre o pacto entre a soberania e o povo, ou seja, os cidadãos tem direito de reivindicação.

Montesquieu: Escreveu “O espírito das leis” em 1748, nessa obra ele declarava que os 3 poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) deveriam ser separados, outra obra importante de Montesquieu foi “As Cartas Persas”, onde ele satiriza com mordacidade o regime feudal-absolutista da França, narrando a vida de dois jovens de Paris que escrevem a seus amigos da Pérsia.

Barão de Holbach: Alemão por nascimento e francês por ironia do destino, escreveu Sistema da Natureza (1770). Holbach dizia que não existe nenhum Deus e que o ser humano é uma espécie de maquina complexa, produto total do meio em que vive.

Nanda Lima 08/02/2011 12:09 0 0

O Iluminismo teve origem em alguns países da Europa,principalmente a Itália e a França.No Iluminismo,as obras de arte sofreram revoluções e não foram mais influenciadas pela “arte acadêmica”.Essa revolução veio como resposta à tantos anos de repressão durante a Idade Média.

eduardoarbustos 08/02/2011 12:13 0 0

Facil aprender esta!
Iluminismo lembra luz.
Qual é a Cidade-Luz?
Paris!
que é a capital da… França!

Responder