Anônimo 24/02/2011 12:02 Geografia
Avatar

Qual e a vantagem e a desvantagem do capitalismo e do socialismo?

Capitalismo e Socialismo
Preciso pra agora

2 Respostas

Regiane 24/02/2011 12:29 2 1

Uma das vantagens do capitalismo é o enriquecimento, sendo que em uma sociedade capitalista, uns ganham mais que outros. E uma desvantagem, é a segregação social que isso causa. Já no socialismo, uma vantagem é a igualdade de todos, financeiramente falando. E uma desvantagem é a falta de estímulo por parte dos trabalhadores, pois sabem que ganharão o mesmo que os que fizerem menos que eles.

Capitalismo:
As vantagens seriam a descentralização da economia, através da lei de oferta e procura, a livre concorrência, abre espaço para busca do aperfeiçoamento dos métodos, tanto de produção quanto de consumo, gerando um mercado competitivo. E uma economia não assistencialista, e sim de geração de renda pela oferta de mercado.

As desvantagens seriam exclusão de pessoas que tivessem dificuldade de oferecer algum serviço que gere renda. E com isso, aumento da marginalidade e da exclusão social, atualmente pra corrigir disparidade, o Agente social estado, formado por representantes da população, aplica impostos e investem na inclusão social e na infraestrutura.

Socialismo:
Vantagens: A economia está sob controle do governo pelo que não há altos e baixos. Sua constante e sustentável e mais justiça e ética podem ser postas em prática. O emprego é maior. Às vezes é mais fácil para o Estado de controlar as coisas.

Desvantagens: A possibilidade de negócios é muito mais pobres que nos reduz a trabalhar com empresas internacionais no mercado mundial. Não há concorrência e menos diversidade. Negócios domésticos não têm a motivação para progredir. Por vezes é difícil para o governo controlar tudo.

Responder