Anônimo 01/03/2011 03:03 Química
Avatar

Qual é a diferença entre elemento químico e átomo?

Pessoal! Ainda não consegui entender qual a diferença entre os dois. Achei as definições de elemento químico um pouco complicado de entender. Me ajudem!!

Muito obrigada!!!!!!

5 Respostas

Thayane 01/03/2011 15:04 0 0

Elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). O termo elemento químico pode se referir também a uma substância química pura composta por átomos com o mesmo número de prótons em seu núcleo. Este último conceito algumas vezes é chamado de substância elementar, diferindo da primeira definição, mas muitas vezes, o conceito de elemento químico é usado em ambos os casos.

O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva (Z é a quantidade de prótons e “E” a carga elementar) que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e Z elétrons determinando o seu tamanho.
:D

Priscila 01/03/2011 15:25 0 0

Elemento Químico pode ser definido como um conjunto formado por átomos de mesmo número atômico (Z).Eles são representados por símbolos adotados de acordo com critérios internacionais,sendo que esses símbolos são reconhecidos em qualquer língua ou alfabeto,ou seja,o símbolo é o mesmo em qualquer país,por exemplo,a Prata é reconhecida internacionalmente pela sigla “Ag”.
Todos os elementos possuem massa atômica,número atômico,ponto de fusão e ebulição.Atualmente são conhecidos 114 elementos,sendo que apenas 88 deles são encontrados na natureza (elementos naturais) e o restante são sintéticos (elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente).
Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos.Para se ter uma ideia,eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.Os gregos antigos foram os primeiros a saber que a matéria é formada por tais partículas,as quais chamaram átomo,que significa indivisível.Os átomos porém são compostos de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons.No átomo,os elétrons orbitam no núcleo,que contém prótons e nêutrons.

Duda 01/03/2011 16:43 0 0

Olha, eu vou ser bem prática, pq eu tava com a mesma dúvida a pouco tempo e foi o melhor jeito de entender que eu achei, é assim, os elementos são TIPOS de átomos, exemplo, o elemento Hidrogênio, diversos átomos podem compor ele, porém são apenas um tipo de átomo (eles podem acabar se modificando como nos isótopos, mas isso você vai estudar depois, não vamos confundir sua cabeça). Caso você não tenha entendido ainda, tem uma videoaula do youtube que vai lhe ajudar muito (pelo menos me ajudou), principalmente na parte do exercício, garando que lá vc vai entender a diferença! , olha o link: http://www.youtube.com/watch?v=-c6QVHd5-fs

Roberto 16/07/2013 0:40 0 0

Pensa no seguinte, num zoológico tem Leão, Urso, Elefante… são animais diferentes, vamos comparar com os elementos químicos, existem vários elementos diferentes: Ferro, cobre, chumbo…
Agora se a gente olhar isoladamente, todo animal felino que tem juba e pararará é um leão, não é um elefante… assim também, se a gente ver os átomos isoladamente, todo o átomo que tiver número atômico 26 é um Ferro, não é um chumbo.

Então, elemento seria a espécie característica de um átomo… e um átomo isolado seria um exemplar daquela espécie de elemento químico!!

Paulo 05/11/2013 2:34 0 0

ÁTOMO é o constituinte básico da matéria. Normalmente partimos dessa partícula para descrever a estrutura da matéria. Cada TIPO diferente de átomo é chamado de ELEMENTO. A característica que faz um átomo ser diferente de outro, é o número de prótons contido em seu núcleo. Isto é, pode-se dizer que o número de prótons dá a identidade de cada átomo. Fica fácil relacionar com elemento pensando dessa maneira. Vale lembrar que átomos, mesmo iguais (de mesmo elemento, mesmo número de próton), ainda podem variar a massa, pense como 2 irmãos gêmeos, porém um é mais gordo que o outro, mas ainda assim são iguais essencialmente, considerando o número igual de prótons (que como falei, é o que dá a identidade). É isto.

Responder