5 Respostas

sapotigaucha 11/10/2009 10:29 0 0

Olá Brê.

O lixo orgânico, em relação ao solo, pode ter dois enfo -
ques, completamenre distintos. O primeiro, benéfico, que é o
aproveitamento do lixo orgânico, que conceitualmente é aquele
que origem animal ou vegetal, e recentemente, fizera parte de
um ser vivo.
O benefício decorre da sua reincorporação ao solo,na for-
ma de adubo, através do processo da compostagem. Como
isto é feito ?
Simples. Constroi-se composteiras de tijolos, com 2×5 metros
e 90 a 110 cm de profundidade onde colocamos o lixo or
gânico, e cobre-se com folhas secas ou verdes.
Muito embora os peixes, frutos do mar em geral, as gordu
ras, os derivados lácteos componham o lixo orgânico,deve -
se, sempre que possível, evitá-los numa compostagem.

Ainda, dentro dos benefícios. a compostagem reduz, em mui
to, a utilização de herbicidas e fungicidas, pois ao ser o a
dubo, depois de composto, reincorporado ao solo a presença
de fungos naturais e microrganismos se encarrega desta mis
são, aumentando a retenção da água.

Falara, entretanto, que havia o lado negativo. Este resi -
de no envio do lixo orgânico, ao solo, sem a devida com -
postagem, como ocorre nos aterros sanitários. Tomemos, co -
mo exemplo, o lixo humano( fezes e urina), são gerados de
microorganismos que ao serem incorporados ao solo, transmi-
tem bactérias que acarretam dezenas de moléstias.

Um abraço e um bom findi.

Moisés 12/10/2009 16:27 0 0

Olá!

- Doenças e contaminação dos lençois freático são dois dos principais problemas em relação ao lixo orgânico e o solo.
No entanto itilizando certas técnicas de manipulação pode se obter resultados positivos desse lixo. Abaixo uma explanação mais acertada sobre o assunto.

Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.

Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc.

Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar conseqüências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.

No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).

O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.

Este tipo de lixo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano. Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.

O que é compostagem?

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

Importância para o meio ambiente e saúde das pessoas

A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.

Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.

A coleta seletiva do lixo orgânico

Para que ocorra a compostagem de forma adequada, é necessário que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgânico para usinas de compostagem e os resíduos sólidos para recicladores. A compostagem também pode ser realizada em casa, seguindo algumas orientações técnicas básicas.

Como foi citado no início deste post, os lençois freáticos são de importância fundamental no que díz respeito à agua pot´vel usada por nós e seu principal inimigo produzido pelo lixo organico é o chorume… Observe este relato:

Chorume do lixo: um líquido de odor forte e alto potêncial de contaminação

O Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).

Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.

Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.(Arrrggh)

Abraços!

LionRio 13/10/2009 17:21 0 0

Lixos orgânicos, os resíduos de origem vegetal ou animal que não são recicláveis, que são decompostos com facilidade pelos microorganismos do solo e que podem ser tratados por processos de decomposição como a compostagem..
Pela compostagem, ele pode ser transformado em adubo orgânico.. Em aterros sanitários, a decomposição do lixo orgânico gera gás metano que pode ser canalizado e usado como fonte de energia..

Compostagem

Em uma floresta, os resíduos sólidos da atividade biológica acabam no chão. As folhas secas caem, os animais defecam, carcaças de animais ficam no solo depois de devoradas pelos predadores e restos de frutas são jogadas pelos animais de passagem. Para tratar esses resíduos sólidos, a natureza recorre aos microorganismos decompositores que vivem no solo. Eles trabalham em silêncio e transformam os resíduos em húmus, uma substância escura, úmida e estabilizada que melhora a qualidade do solo, deixando-o propício à perpetuação da vida.

A compostagem nada mais é do que uma decomposição por microorganismos acelerada artificialmente e que transforma os resíduos orgânicos em composto, uma substância estabilizada com propriedades que permitem usá-la como adubo. Para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica, o homem pode lançar mão de recursos como controlar a temperatura, a umidade, a acidez e a aeração dos resíduos. O resto fica por conta dos microorganismos decompositores. Um processo que pode levar meses em condições desfavoráveis, se realiza em alguns dias em ambiente controlado..
Compostagem doméstica. Quem mora em casa ou dispõe de um espaço adequado pode fazer a compostagem doméstica. Dessa forma, os resíduos orgânicos são compostados perto de onde são gerados e viram adubo para jardim e quintal. A compostagem doméstica é fácil de fazer e não requer muitos cuidados. Deve-se evitar, nesse caso, alguns resíduos orgânicos como papéis higiênicos usados ou dejetos de animais domésticos porque há riscos de transmissão de doenças..

Giuseppe 13/10/2009 20:04 0 0

O lixo orgânico é resíduo sólido constituido de matéria orgânica, isto é, de elementos diversos compostos por carbono principalmente. Em presença do solo (num processo de deterioração) os microorganismos o decompõe fazendo-o liberar elementos num processo chamado de “mineralização”. Com isso, esses elementos passam a integrar a constituição do terreno passando a participar da transformação e gênese desse solo.

Crítica 14/10/2009 21:06 0 0

O lixo orgânico deve ser sempre depositado nos aterros sanitários e seguir as regras de saneamento básico e tratamento do lixo.Durante o processo de decomposição desse tipo de lixo,produz-se o chorume que é um viscoso líquido com cheiro forte que provoca a contaminação do solo e das águas dos lagos,rios e lençóis freáticos.
É por isso que o lixo orgânico deve ser tratado cuidadosamente,afinal,pode causar problemas às pessoas como mau cheiro,desenvolvimento de fungos e bactérias,surgimento de insetos e ratos e deste modo,podem surgir várias doenças através da contaminação da água e do solo.

Responder