6 Respostas

Blogueiro 27/12/2009 4:53 0 0

crescente

Kiara 27/12/2009 4:53 0 0

LUA E PLANTIO

A Lua governa todos os tipos de fertilidade e todos os ciclos de crescimento. A atração magnética que exerce sobre a terra influencia o volume da seiva circulando no interior das plantas e vegetais. Plantar de acordo com as fases da Lua e com a natureza do signo em que ela se encontra é bastante produtivo.

FASES DA LUA

Segundo o astrólogo Jim Maynards no seu Celestial Guide, o ciclo crescente da Lua (da Nova até a Cheia – fase iluminada) é bom para plantar, fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais (anual é um tipo de plantio que completa um ciclo inteiro numa única estação e que precisa ser replantada a cada ano).
No ciclo após a Lua Cheia (minguante – na fase menos iluminada) é melhor podar e plantar bienais, plantas perenes, bulbos e raízes (bienais incluem plantas que são cultivadas numa estação e só são colhidas no próximo ano e na mesma estação). As plantas perenes, bulbos e raízes incluem todos os cultivos que crescem da mesma raiz ano após ano.
O último quarto minguante (logo antes da Lua Nova) é melhor para lavrar e cultivar o solo para eliminar ervas daninhas e pragas.
Uma regra simples mas preciosa é que o cultivo de plantas aéreas (que crescem sobre o solo) é feito durante a Lua Crescente e o cultivo das plantas subterrâneas (que crescem sob o solo) deve ser feito durante a Lua Minguante.
O astrólogo Llewellyn no seu Moon Sign Book nos dá maiores detalhes sobre cada fase da Lua.

1º Quarto Crescente.
Plantas anuais que dão seus frutos sobre o solo cujas sementes crescem na parte externa das plantas e que tem muita folhagem são as mais favorecidas para o cultivo nesta fase. Ex.: aspargos, brócolis, couve flor, alface, espinafre, repolho, couve, agrião, salsa, pepino, endívias, chicória e escarola.

2º Quarto Crescente.
Plantas anuais que crescem acima do solo, mas que produzem suas sementes na parte interna do fruto. Ex.: tomate, feijão, fava, beringela, melão, abóbora, pimenta, ervilha, etc.
Alho, cereais e grãos podem ser plantados tanto na primeira fase quanto na segunda fase do Quarto Crescente.

3º Quarto Minguante
Ideal para o cultivo de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes. Ex.: cenoura, cebola, batata, morango, framboesa, uva, rabanete, beterraba, nabo, trigo.

4º Quarto Minguante.
Uma boa fase para corte de madeira, de preferência num signo estéril. Ver a listagem abaixo dos signos.

Signos

Áries é um signo de Fogo. Quando a Lua está em Áries é um período seco e estéril. Favorável para o plantio de cebolas, cultivar o que já está em crescimento e eliminar ervas daninhas, etc.

Touro é um signo de Terra. Quando a Lua está em Touro é um tempo úmido e produtivo. Bom para o plantio, especialmente de raízes.

Gêmeos é um signo de Ar. A Lua em Gêmeos marca um tempo seco e estéril. Desfavorável para o plantio.

Câncer é um signo de Água. Quando a Lua está no signo de Câncer, é um período especialmente útil e muito fértil. É o mais fértil signo do zodíaco. É o melhor para todas as espécies de plantio, especialmente, plantas aéreas. Também para irrigação, enxerto e transplante.

Leão é um signo de Fogo. É o mais seco e árido. Desfavorável para o plantio. Indicado para eliminar ervas daninhas e pragas e para cultivar o que já foi plantado.

Virgem é um signo de Terra. É úmido, mas estéril. Bom para limpar, organizar o jardim e as plantas.

Libra é um signo de Ar. É um período úmido e relativamente produtivo. Indicado para o plantio de flores e plantas ornamentais.

Escorpião é um signo de Água. É um período úmido e ,muito produtivo. Bom para o crescimento das plantas, cultivo e plantio de todos os tipos, especialmente de vinhas. Bom período para irrigar e podar.

Sagitário é um signo de Fogo. Período seco e estéril. Não é aconselhável o plantio. Bom para eliminar ervas daninhas e insetos.

Capricórnio é um signo de Terra. É um período bastante produtivo. Bom tempo para o plantio de raízes.

Aquário é um signo de Ar. Quando a Lua está em Aquário, o período é seco e estéril. Indicado para eliminar insetos e ervas daninhas, não para plantio

Peixes é um signo de Água. Período úmido e muito produtivo. Excelente para o plantio e cultivo

Clovis 27/12/2009 9:32 0 0

não tem nada a ver, o que manda nas plantações é o tipo adubo e ver se tem umidade o suficiente no solo, se der um tempo seco ou dar inundações na plantações a produção perde tudo

Raul 27/12/2009 17:03 0 0

Esse é um conhecimento típico do campo, das pessoas que vivem e trabalham nele. No entanto, não existe comprovação científica nesta teoria. O que afeta a época de plantio é o regime hídrico, a temperatura, o tempo de insolação (para algumas espécies), a variedade da planta (se tardia, precoce ou superprecoce) e a umidade do solo (deve estar ideal para a entrada do maquinário).
Abraço.

Tzero 29/12/2009 3:15 0 0

Prezado Kid, não existem ainda estudos suficientes para se determinar se esta influencia realmente existe, no entanto, eu mesmo já realizei um trabalho academico baseado nesta tese, onde havia literatura, pouca é verdade, que afirmava que existiria esta influencia sim, sendo que no meu experimento não consegui esta comprovação. É válido lembrar que realizei o teste em plantas de ciclo muito muito curto e, portanto, o tempo poderia não ter sido o suficiente para que as diferenças aparecessem. Em todo caso, se vc tiver condição para tal procure executar a semeadura na lua crescente.

G-RDBatista. 30/12/2009 8:16 0 0

Embora a lua seja a regente e a principal influenciadora no desenvolvimento da agricultura,bem como nas marés, humor, etc…Especificamente para agricultura, vc deve levar em conta tbm os fatores climáticos, como chuva, temperatura, umidade do ar, fotoperíodo,etc…
Tais fatores podem ocorrer em diferentes épocas do ano e tbm é diferente para cada região do Brasil (Estado do País-ex: Norte/Nordeste).
Exemplificando: no Paraná se planta soja em setembro,enquanto que MT pode-se plantar tardiamnete em novembro, pois as chuvas começam mais tarde.
Não se planta cana-de-açúcar em larga escala em Ponta Grossa-PR, pois é uma região de temperaturas baixas com geadas, fotoperíodo curto interferindo na produção.
Vc deve amarrar tds informações e associá-las com as fases lunares.

Responder