Anônimo 05/03/2011 08:03 Decoração e Reformas
Avatar

Qual a diferença entre Arquitetura e Design de Interiores?

Qual é a diferença do curso de Arquitetura e Design de Interiores?

3 Respostas

leonardo 06/03/2011 0:01 0 0

as palavras já dizem!!!!

arquitetura -e uma forma de arquitetar um ambiente ,ou seja projeta o ambiente .
designer de interiores – desenho dos interiores seja fazer a distribuição e colocação de objetos ou pintura de que fique com beleza e harmonia

pereira 06/03/2011 8:12 2 0

Design de Interiores/Ambientes: o profissional de Design é habilitado para atuar em intervenções que possa ocorrer já desde o momento da concepção do projeto arquitetônico auxiliando o arquiteto a resolver os espaços da edificação de forma a atender melhor as necessidades do cliente. Após a obra pronta, o designer entra em cena para fazer o fechamento/coroamento da obra através da escolha das cores, texturas, revestimentos, mobiliário, os layouts ergonomicamente corretos, a iluminação adequada, o ajuste de algum elemento arquitetônico que esteja atrapalhando ou que esteja esteticamente desagradável. Enfim, o profissional de DA carrega um vasto conhecimento sobre como as pessoas habitam e usam seus espaços. Ele não se preocupa com a escultura que é a edificação e por isso tende a realizar os projetos com maior complexidade e perfeição.

Arquitetura de Interiores: está bem distante da realidade da Decoração ou do Design. O uso deste termo como algo similar ou referente ao DA fez-se tão somente por causa do status e valor – glamour – que o termo arquitetura agrega ao trabalho profissional. Na realidade, Arquitetura de Interiores diz respeito à parte estrutural interna da edificação e dentre essas temos as aberturas, fechamentos, janelas, portas, colunas, vigas, escadas estruturais, mas tem a ver também com a relação entre os espaços, destinação e usos destes espaços, enfim, tudo o que faz parte do esqueleto é Arquitetura de Interiores. É o antes do Design. Apesar de alguns arquitetos¹ alegarem que tiveram durante a sua formação essa disciplina e que ela os habilita para atuação em Design de Interiores, é uma afirmação inverídica, pois no Brasil apenas em cinco cursos constam em suas matrizes curriculares disciplinas específicas em Interiores – e mesmo assim nada de Design aparece nem no nome da disciplina nem no ementário. Este profissional, raramente projeta e detalha móveis e, assim como o Decorador, busca opções já prontas no mercado como móveis de linha ou planejados. Adrian Forty, historiador britânico e crítico de arquitetura, que foi o organizador de um extenso volume da editora britânica Phaidon, “Arquitetura Moderna Brasileira” noz diz:

Silvana 06/03/2011 14:30 0 0

A formação é completamente diferente, um arquiteto atua na edificação como um todo, e não só em casas, pois todo arquiteto é também urbanista, ou seja planeja em termos de cidades.
A arquitetura é a faculdade ( 5 anos) que cria profissionais que tem a linguagem de outros engenheiros para poder liderar equipes, muita gente pensa que arquiteto é sinônimo de decorador, mas isso esta totalmente errado, claro que a parte estética é importante, mas estudamos antes de tudo o ser humano que irá habitar o espaço. As principais disciplinas da arquitetura são, matemática, cálculo, física, conforto ambiental, sociologia, história e claro as específicas como projeto desenho do objeto (é ai que entra o Designer de interiores), urbanismo, paisagismo e várias outras…
O Arquiteto possui CREA e pode ser responsável por obras, o que não ocorre com o designer.

Responder