Anônimo 08/03/2011 10:03 Nível Superior
Avatar

Qual a diferença de pedagogia e letras ?

Eu queria saber qual é a diferença entre pedagogia e letras !!!

5 Respostas

Dede 08/03/2011 10:20 6 0

que legal a sua pergunta. Eu quase entrei num curso achando que era o outro. Nas Letras, vc vai estudar gramática, literatura, enfim, se escolher português, vai dar aula de português nas escolas. Na Pedagogia, o campo de atuação é maior, e há muito mais concursos na área. Vc pode ser pedagogo (estrutura o currículo de escolas e faculdades, orienta professores, administra o espaço escolar, pode ser diretor, etc.) ou pode dar aula nas séries iniciais e primeiras séries do ensino fundamental (verifique a habilitação no currículo do curso, geralmente é hab. séries iniciais). Vc também pode ser pesquisador, professor universitário, vai estudar psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação. Basicamente, nas Letras a ênfase é a literatura e a gramática, quando que na Pedagogia a ênfase é como se dá o processo de aprendizagem, como se ensina e como se aprende. Também poderá fazer especialização em psicopedagogia, que é bem interessante. Dê uma olhada nos currículos dos cursos nos sites das universidades, bem como as pesquisas (temas de dissertações de mestrado e teses de doutorado) de cada uma, aí vc terá uma ótima idéia do que as duas abordam. Beijos e boa sorte!

su 08/03/2011 10:24 1 2

Pedagogia prepara vc para a educação em geral, pode administrar escolas…

Letras vc pode se preparar para lecionar Inglês e Português…

Carolina 08/03/2011 10:26 0 2

putz, são 2 cursos totalmente diferentes! é a mesma diferença que tem entre pedagogia e história, pedagogia e física, pedagogia e biologia etc. pedagogia é formação em educação puramente, esses outros cursos podem ter uma parte de educação, quando se faz licenciatura, ou não, pois todos eles tem a opção do bacharelado, inclusive letras.

Willson 08/03/2011 10:26 0 2

É um tipo de habilitação para o magistério,já o curso graduação em Letras é um curso que permite lecionar Língua Portuguesa, Língua estrangeira e Salas de Leitura para o segundo ciclo do Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries) e Ensino Médio. Além de conter em sua grade curricular o estudo sobre Linguística, a ciência que estuda a linguagem, fundada por Saussure. Os linguístas atuam como pesquisadores da língua, estudando as suas estruturas profundas e superificiais.
Permite também trabalhar em aulas de reforço na própria escola ou em aulas particulares, em cursos preparatórios para o vestibular; na revisão de originais em livrarias e editoras, no ensino de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e/ou Literatura de língua estrangeira (dependendo da habilitação que o curso ofereça).

Joiciane Silva 08/03/2011 10:34 0 3

Letras licenciatura: dar aula
Latras bacharelado: revisao de textos em portugues ou outro idioma…
pedagogia: vc atuara como orientador de professores e alunos nas escolas.

Responder