Anônimo 04/03/2011 03:03 Vegetariana e Vegan
Avatar

Quais alimentos podem realmente substituir a carne?

Estou começando a ser vegetariano mais não sei qual alimento devo comer para substituir a carne.

12 Respostas

Luisa Simoes 04/03/2011 16:10 0 0

Eu acho que a melhor opçao é o peixe , que é o mais vegetariano possivel ..Mais vc vai conseguir ..eu tenho certeza..

Suzanne 04/03/2011 16:13 0 0

Alimentos que contenham proteína, como soja, grão de bico, lentilhas, amêndoas, nozes e castanhas.

Se vc esta começando a ser vegetariano não seja radical logo de cara, continue consumindo ainda queijo e ovos e leite (iogurte), depois se quiser pode excluir, mas é um choque para o organismo ser privado de toda proteina animal logo de cara.

Isa Sweet 04/03/2011 18:12 0 0

A soja (proteína de soja texturizada) em cubos, granulada ou em bifes é considerada um alimento completo a nível proteico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais. Alimentos como castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim (tahina), quinoa, gérmen de trigo, alfafa, também incluem uma boa proporção de aminoácidos.
São também alimentos ricos em proteínas os frutos secos em geral (avelãs, amêndoas, nozes) e as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico).
Outros produtos que os vegetarianos costumam usar para substituir a carne são o seitan, o tofu e o tempeh.
Cereais, sobretudo integrais, como aveia, trigo, arroz, cevada e centeio também contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas. Por exemplo, uma refeição de arroz com feijão é equilibrada e fornece todos os aminoácidos essenciais.
Actualmente também já existem no mercado vários produtos vegetarianos processados que são bons substitutos da carne. Se bem que estes alimentos não sejam tão saudáveis como os referidos anteriormente, podem ser úteis quando se necessita fazer uma refeição rápida e prática. Incluem-se entre estes produtos as salsichas vegetarianas (geralmente contêm albumina de ovo), os crepes vegetais (os da Maggi ou do Continente, por exemplo); os hambúrgueres de soja ou de tofu (alguns têm queijo ou albumina) e os chouriços e farinheiras de soja (da Próvida, por exemplo).
Outra forma de substituir a carne é fazer receitas caseiras de almôndegas ou rissóis vegetais. Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?cat_id=92 podem-se ver algumas receitas fáceis e práticas. De forma a não se perder tanto tempo a cozinhar, pode fazer-se uma grande quantidade e congelar, depois quando se necessita é só fritar ou levar ao forno.

Mesmo em pratos típicos (feijoada, rancho, cozido à portuguesa, chanfana) é possível substituir a carne. Basta trocá-la por soja, seitan ou chouriço de soja para que o prato fique mais saudável, continue equilibrado e mantenha um aspecto semelhante.
A maioria dos substitutos da carne encontram-se à venda em hipermercados. Outros como o seitan, o tofu, o tempeh e os chouriços de soja praticamente só se encontram em lojas de produtos naturais. Para saberes a loja mais próxima de ti vê a lista do Centro.
Como se pode constatar existem muitas alternativas à carne, que além de serem melhores para a saúde são, na sua maioria (excepção a alguns produtos processados), também melhores para a carteira. Por exemplo, meio quilo de soja custa menos de 2 euros e dá para cerca de 8 doses individuais.

Letícia Andrade 04/03/2011 18:24 0 0

Uma das questões que mais atormenta os que dão os primeiros passos no vegetarianismo ou aqueles que convivem com os vegetarianos é saber como substituir a carne.
O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que, à primeira vista, pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. Na verdade, herdámos hábitos não questionados há séculos.
É também generalizada a ideia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.

No entanto, de um modo geral, todos os alimentos vegetais contêm algumas proteínas. A única diferença é que na carne as proteínas são completas, isto é, com todos os aminoácidos essenciais.
O nosso corpo consegue sintetizar a maioria dos aminoácidos, mas oito deles (leucina, isoleucina, valina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano e lisina – em crianças, a histidina é também considerada um aminoácido essencial) devem obter-se através da alimentação. Actualmente sabe-se que o nosso corpo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes refeições para produzir proteínas completas. Por isso, através de uma alimentação vegetariana não é difícil fornecer proteínas completas ao organismo, bastando para tal fazer uma dieta variada.
A realidade é que os omnívoros consomem proteínas em excesso, o mesmo já não se passando com a maioria dos vegetarianos. A menor propensão a doenças relacionadas com o excesso de consumo de proteínas e de gorduras saturadas (doenças cardíacas, níveis elevados de colesterol, etc.) por parte dos vegetarianos prova que alimentação vegetariana pode ser mais saudável do que uma alimentação à base de carne. Vários estudos, por exemplo os do PCRM (Comité Médico para uma Medicina Responsável – http://www.pcrm.org), mostram pois que a carne não é essencial para a saúde. Em vegetais, frutas, leguminosas e cereais podemos obter os nutrientes de que o nosso organismo necessita, incluindo as proteínas.

Zé Bonitinho 05/03/2011 2:10 0 0

Todos os tipos de feijões podem substituir com excelência a carne pois a carne é um alimento fraco e mediocre que para ser comido tem que se disfarçar o gosto ruim dela com vegetais e minerais, ou seja, para digeri-la é necessário temperá-la. Aconselho se vc deixar de comer carne também deixe de comer açúcar pois é preferível um prato de carne do que com com açúcar. E lembre-se: trigo e arroz somente integral. Agindo assim vc será mais saudavel

*smarques* 05/03/2011 3:43 0 0

Grama !!!

Pedro XD 05/03/2011 10:44 0 0

ovo e leite, porque tambem tem proteina.

Biaa-Chan 05/03/2011 18:26 0 0

olha eu tbm estou começando a ser vegetariana tenho de admitir que esta muito dificil em casa so eu sou vegetariana mais vou aguentar eu nao preciso de carna pra sobreviver eu nao tenho condições de comprar comidas vegetarianas prontas mas de vez em quando eu como aquela proteitena de soja texteurizada e cozinho misturo com milho coloco catchup fica bom :) é mais barato q carne e disfarça bem o ruim é quando nao tem as vezes eu so como arroz e feijao mas no inicio deve ser dificil pra todo mundo ne eu ate emagreci e olha nao me arrenpendo nem um pouco ^^

Neno 06/03/2011 7:38 0 0

Carne não se substitui, se abandona e em seu lugar usam-se alimentos saudaveis.

Entende: não se pode substituir veneno por algo que pareça veneno.

Bçs

mahdemabh 07/03/2011 8:40 0 0

não podem, não existe alimento q substitua a carne, só sucedaneos de baixa qualidade e procedencia duvidosa.

veluca 08/03/2011 7:30 0 0

Na verdade, nenhum alimento substitui a carne, porque o ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. Mas admiro sua disposição em adotar uma dieta que, além de sadia, visa a preservação das espécies e, conseqüentemente, do Planeta.
O ferro, essencial para evitar anemia, pode ser encontrado nos alimentos folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; nas leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); nos grãos integrais ou enriquecidos; nas nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos fortificados com ferro como leite, farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.
A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas e seus sucos, assim como alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros.
Quanto à proteína, você pode substituir a carne por ovos, soja, queijo, lentilha, grão de bico, amêndoas, ervilhas, tofu e leite.
Entre em sites especializados em vegetarianismo para entender melhor a filosofia desta opção e se orientar quando aos alimentos que substituem com seguranças a alimentação tradicional:

http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1312&Itemid=136

http://www.vegetarianos.com.br/alimentos.html

http://www.centrovegetariano.org/Cat-7-Alimenta%25E7%25E3o%2BVegetariana.html

http://www.vidavegetariana.com/vegetarianismo/nutricionista/r_ali.htm

Fernanda 08/03/2011 9:44 0 0

Olá, tudo bom?
Então, eu costumo comer pts (proteína texturizada de soja), que quando você adiciona água quente e tempera bem, lembra a carne moída, é uma delícia e contém proteína.
Brócolis, nozes, castanha, amêndoa e outras leguminosas também são ótimas.

Se for ovolacto, coma ovos pelo menos 2 vezes por semana, e leite também.
Ah, só uma dica:
Você ainda está começando, e, ao longo do tempo ouvirá muitas besteiras tipo, que não tem como substituir a proteína da carne, etc. mas isso não é verdade. Não precisamos tirar vidas para nosso prazer. Conheço pessoas que são vege desde que nasceram, e tem uma saúde de dar inveja!
Minha sugestão é procurar um nutricionista, e informá-lo sobre sua rotina, para que ele possa te passar uma dieta adequada.
Quando decidi parar de comer carne, minha mãe me levou a um, e le faz perguntas referentes à horáriosexecíciosos físicos, etc, e perguntou a minha preferência também, e bolou uma dieta super gostosa, que inclui até doces! Mas também indicou algumas vitaminas, etc, que na verdade todos deveriam tomar.
Enfim, é isso
Espero ter ajudado ;**

Responder