Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

por que a filosofia surgiu na Grécia?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Reformule sua pergunta, porque a resposta mais óbvia é: porque a pessoa que inventou a filosofia era grega!!kkkkkkkk
    Você não quer saber como ou quando a filosofia surgiu na Grécia?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Espero te ajudar de alguma forma!!

  2. Não é possível fazer tal afirmação, pois é difícil precisar o instante – se é que houve um – em que a história do pensamento filosófico começou. Poder-se-ia considerar, talvez, os mitos e as lendas que nos chegaram como primeiras tentativas de explicação do mundo e de seus fenômenos, mas essa seria uma empresa arriscada . Essa fase da aventura humana perdeu-se em milênios de caminhada, e hoje, envolta em mistérios, pouco ajuda a elucidar como o homem iniciou a jornada que o acabaria levando à filosofia e à ciência.
    Para resolver esse impasse, estudiosos e especialistas elegeram como ponto de partida os séculos VI e V. a.C. Nesse período, testemunhas do surgimento de homens como Sócrates (Grécia), Buda (Índia) e Lao-Tsé (China), toma forma um pensamento mais aberto à nossa compreensão, o qual, herdeiro das tradições culturais de um passado ainda mais remoto, é também marco de uma etapa que levaria o homem a procurar o sentido do mundo e da vida na própria realidade, na própria natureza.
    Eu, particularmente, creio que os pioneiros da filosofia surgiram na Jônia, colonia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas. Pouco se sabe a respeito de seus pensamentos. Desses textos restaram apenas fragmentos. Essas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como “primeiros filósofos”. Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza.
    Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água.

    Beijusssss e boa noite

  3. O nascimento da filosofia surge numa altura em que as religiões desde a Grécia à China atravessavam uma fase de enorme turbulência, assistindo-se ao aparecimento de movimentos reformadores que conduziram à criação de novas religiões. Nestes movimentos é nítido um processo de progressiva abstracção das concepções religiosas: os deuses tornam-se em princípios ou ideias abstractas, e assumem uma vocação cada vez mais universal, sendo secundarizadas as suas raízes étnicas ou nacionais.

    Alguns autores, como Karl Jaspers, e mais recentemente Mauritio Adriani integram a aparecimento da filósofia no âmbito de um movimento renovação do pensamento religioso, marcado pela universalização e a procura de uma razão comum a todas as coisas.

  4. O capitalismo explorador e escravista que reina até hoje baseado na teoria das diferenças e da pseudo participação político-social, teve como modelo o alienado estado de Roma.

    Como todos os valores romanos foram transladados para a nossa sociedade ocidental, aliás, a qual foi delineada até o presente momento ( basta ver os EUA como uma Babilônia moderna), nada mais justo do que esperar que todo o sentido do classicismo da antiguidade fosse absorvido como âmago principal.
    A pseudo democracia atual nasceu da Grècia e estivou consigo todo um cabedal de valores eminentemente greco-romanos, dispensando a sabedoria Egípcia, Pérsico-Arábica, Chinesa e Hindu.

    Ao estudar essas vertentes, vemos como a filosofia ocidental é limitada.

Perguntas Relacionadas