Anônimo 13/12/2010 06:12 Jardinagem e Paisagismo
Avatar

Orquídeas Phalaenopsis… Folhas amarelaram e caíram, agora o caule também está amarelando. Está morrendo?

É normal? Como posso salvá-la? Tenho somente uma e gostaria de vê-la florindo de novo.
Ontem lavei suas raízes com cuidado, coloquei em um vaso de cerâmica, troquei as cascas de madeira que tinha e adubei com adubo de formação N.P.K.10:10:10 dissolvido em 1 litro de água. Obs: moro em frente a praia e aqui é muuuuuuito quente. Só não cortei de 15 a 20 cm da base, pois não sabia se podia nessa situação. Agradeço se me ajudarem…

4 Respostas

Din Quest 14/12/2010 1:28 0 0

deixa morrer este tipo de orquídea e fraca de mais

paisagismodigital 14/12/2010 7:39 0 0

PRAGAS E DOENÇAS
Plantas bem cultivadas, isso é, com bom arejamento, boa iluminação, num local de alta umidade relativa e bem alimentadas, dificilmente estão sujeitas a pragas e doenças. Falta de arejamento e de iluminação podem ocasionar o aparecimento de pulgões e cochonilhas (parece um pó branco), que podem ser eliminados por catação manual ou com o uso de escova de dente molhada com caldo de fumo ou detergente neutro. Planta encharcada pelo excesso de água ou submetida a chuvas prolongadas pode ser atacada por fungos e/ou bactérias, causando manchas nas folhas e/ou apodrecimento de brotos novos. No comércio existem muitos tipos de fungicidas e inseticidas, mas o manuseio requer cuidados especiais, pois são tóxicos para o ser humano e para outros seres vivos.

A velha receita caseira do caldo de fumo que não é nocivo ao homem e é fácil de preparar – ferva 100 g de fumo de rolo picado em um litro e meio de água, acrescente uma colher de chá de sabão de coco em pó e borrife as plantas infectadas.

Leia os seguintes artigos sobre orquídeas, você vai aprender muito:
http://www.paisagismodigital.com.br/Noticias/default.aspx?id=Cultivo-e-demais-tratos-culturais-de-orqu%C3%ADdeas-%E2%80%93-Cap%C3%ADtulo-3&in=175
http://www.paisagismodigital.com.br/Noticias/default.aspx?id=Cultivo-e-demais-tratos-culturais-de-orqu%C3%ADdeas-%E2%80%93-Cap%C3%ADtulo-2&in=172
http://www.paisagismodigital.com.br/Noticias/default.aspx?id=Cultivo-e-demais-tratos-culturais-de-orqu%C3%ADdeas-%E2%80%93-Cap%C3%ADtulo-1&in=170

Rosa 14/12/2010 10:20 0 0

Coloca um pouco de canela em pó, é um bom fungicida e as orquídeas adoram.

Joana 14/12/2010 11:17 0 0

Joilson, não é normal amarelar. Você verificou se a orquídea está plantada corretamente?
Phalaenopsis são orquídeas epífitas (na natureza vivem agarradas aos troncos de árvore) e portanto não gostam que suas raízes fiquem encharcadas. Assim, o ideal é que você utilize um substrato adequado e não coloque pratinho embaixo do vaso.
Se puder dar mais informações de como ela está plantada podemos ver se é realmente isso que está causando o problema.
**************************************************
Joilson, ao meu ver você fez tudo corretamente.
Não há problema em morar na praia pois este tipo de orquídea é adaptado à regiões litorâneas, mas é importante que ela não receba sol direto, pois isso leva as folhas a ficarem amareladas. Também é importante manter a umidade do ambiente; então, em dias secos borrife todas as partes da planta e o ambiente em que ela está com bastante água.
Espero que ela melhore ;-)
Também tenho uma phalaenopsis em casa e ela dá flor todos os anos…

Responder