Anônimo 20/05/2011 04:05 Organizações Internacionais
Avatar

O que foi o tratado de tordesilha ?

ajuda gente vai cai na minha prova, e já pesquisei mais não consegui entender o que é esse tratado !!

5 Respostas

Nelson Neto 20/05/2011 5:02 0 0

um tratado assinado entre portugal e espanha que dividia o território da américa do sul entre ambos atavés de uma linha de limite territorial mas depois foi estabelico o príncipio de uti possidetis que foi modelando a atual formação do território brasileiro

Rafael 20/05/2011 5:04 0 0

Simples: o povo estava afim de cometroteisis e eles moravam em uma ilha…
logo fizeram tordesilha….

mouse criativo 20/05/2011 5:15 0 0

Quando Portugal e Espanha começaram sua expansão marítima, em busca de novos territórios o Papa editou a Bula Inter Coetera que era um tratado delimitando com uma linha imaginaria o mundo ou melhor tudo que fosse descoberto por estes países, mas Portugal depois de um certo tempo achou que estava prejudicado e fez um novo acordo (Tratado de Tordesilhas – é o nome da cidade em que foi feito o acordo) com a Espanha agora sem a presença da igreja este acordo levava a linha imaginaria ate o Brasil para ser mais exato até onde hoje estão os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo e alguns outros próximo ao litoral.
Quando Portugal foi anexado a Espanha e formou-se a União Ibérica alguns fatores contribuíram para avançarmos sobre esta linha imaginária e nos tornarmos o que somo hoje.

Agatha Sodré 20/05/2011 7:15 0 0

foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha[1] para dividir as terras “descobertas e por descobrir” por ambas as Coroas fora da Europa.
O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio-caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como “Cipango”[2] e Antília[3]. Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha a 2 de Julho e por Portugal a 5 de Setembro de 1494.

LeH 20/05/2011 8:11 0 0

Com medo de perder o território para os Franceses, Portugal assina um tratado com a Espanha chamado “Tratado de Tordesilhas” em que Portugal ficava com todo litoral e a Espanha ganharia a parte do meio, mais especificamente o tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde.
O Brasil tem uma extensão territorial bem diferente do que foi estipulado no “tratado de tordesilhas” pois até mesmo os portugueses violaram o tratado gradualmente e ocuparam a terra com objetivo e encontrar metais ou materias-primas.Acredito que o tratado tenha sido uma estratégia de garantir a pose de terra e a extração do pau-Brasil, que inicialmente foi o que Portugal tinha interesse, para acontecer a colonização de fato, Portugal demorou cerca de 40 anos. Espero ter ajudado, até.

Responder