Anônimo 28/01/2011 12:01 Biologia
Avatar

O que é um gene autossomico dominante??????????

O que é um gene autossomico dominante??????????????

6 Respostas

Gustawo Alves 28/01/2011 0:36 0 0

Autossómico significa a presença do par de genes num par de cromossomas que não aquele que determina o sexo, portanto quer os indivíduos do sexo feminino

neto 28/01/2011 3:54 2 0

neto
Autossómico significa a presença do par de genes num par de cromossomas que não aquele que determina o sexo, portanto quer os indivíduos do sexo feminino quer do sexo masculino poderão ser afectados. Numa transmissão dominante, uma criança afectada normalmente tem um dos progenitores com o mesmo problema. Quando o progenitor é portador do gene da doença, existe um risco na ordem dos 50% de cada descendente herdar o gene e apresentar manifestações do problema, embora possa não ser evidente no momento do nascimento. Há uma igual probabilidade de a criança não receber o gene defeituoso e nesse caso essa criança e mais tarde os seus próprios descendentes estarão livres dessa herança genética. Existem cerca de 2.000 problemas genéticos autossómicos dominantes conhecidos.

Shelley Tatiane 28/01/2011 4:07 3 1

Olá…
Como você deve saber, existem os cromossomos sexuais ( X e Y), e os autossomos. Os autossomos então seriam os cromossomos não sexuais. Para você gravar melhor, lembre-se que de “soma” que é do corpo inteiro (como em células somáticas, que são todas as células do corpo, com exceção dos gametas).
Um gene autossômico seria um gene (“fator” que determina um caráter), em um cromossomo autossômico. A explicação disso é simples, nós temos nossos 23 pares de cromossomos, sendo 22 deles autossômicos, e os genes que se encontram nesses 22 pares são os genes autossômicos e que são responsáveis pelas características gerais do indivíduo, já o único par de cromossomos sexuais, possuem seus genes sexuais e que são responsáveis pelas características sexuais do indivíduo (Os cromossomos sexuais, como eu já disse antes, X e Y, eles podem ser XX – mulher, ou XY – homem).

Essa é a explicação para o que seria um gene autossômico. No caso você deixou um gene autossômico DOMINANTE. Então seria um gene responsável por uma característica geral do indivíduo no qual se manifesta predominantemente mesmo quando há um alelo diferente, dominando o outro gene, que é recessivo. Por exemplo, a cor dos olhos, a cor do olho mais escura é dominante e a mais clara, recessiva. A tendência é que a cor dos olhos mais negros “domine” a dos olhos mais claros.

Espero que eu tenha ajudado.

Sem mais.

Ósculos ;*

Marcos Magalhaes 28/01/2011 5:02 1 1

É O QUE IMPEDE A MANIFESTAÇÃO DO RECESSIVO

alguem 28/01/2011 17:52 1 2

Definição:
Um único gene anormal em um dos cromossomos autossômicos (um dos primeiros 22 cromossomos “não sexuais”) do pai ou da mãe que provoca a doença. A doença se manifesta em um dos pais (já que é dominante) nesse modo de herança e esse pai é chamado de PORTADOR. Basta que um dos pais seja um portador, para que o filho herde a doença.

INFORMAÇÕES GERAIS:
A herança de doenças genéticas, anormalidades ou características é descrita tanto pelo tipo de cromossomo em que o gene anormal reside (cromossomo autossômico ou sexual) como pelo fato do gene em si mesmo ser recessivo ou dominante.

As doenças herdadas de maneira autossômica são herdadas por meio dos cromossomos não sexuais, pares 1 a 22. As doenças ligadas ao sexo são herdadas por meio dos “cromossomos sexuais”, o cromossomo X (as doenças não são herdadas por meio do cromossomo Y).

A herança dominante ocorre quando um gene anormal de UM dos pais provoca a doença, embora o gene correspondente do outro pai seja normal. O gene anormal domina o resultado do par de genes.

A herança recessiva ocorre quando OS DOIS genes correspondentes devem ser anormais para produzir a doença. Se somente um gene do par for anormal, a doença não se manifesta, ou se manifesta somente de forma branda. No entanto, a doença pode ser passada para os filhos.

CHANCES ESTATÍSTICAS DE SE HERDAR UMA CARACTERÍSTICA:
No caso de um distúrbio autossômico dominante, se um pai for um portador e o outro normal, há uma chance de 50% do filho herdar a característica.

Em outras palavras, se presumirmos que 4 filhos são gerados e que um pai é portador e apresenta a doença, a expectativa ESTATÍSTICA é de:

2 filhos normais
2 filhos com a doença
Isso não significa que os filhos SERÃO necessariamente afetados, mas significa, sim, que CADA filho tem uma chance de 50:50 de herdar o distúrbio.

Tony Agora é mais Brasil 30/01/2011 12:31 0 0

um par de genes autossomomico é um par de genes que derminam as características do ser e não o sexo. ele é dominante se um dos genes for dominante (representa-se pela letra maiuscula) e o outro recessivo (representa-se pela letra minuscula)

Vamos supor o par de genes autossomico a seguir em que : A= cabelo ruivo e a= cabelo loiro
se o par for
Aa= par de gene autossomico dominante heterozigótico

se for
AA= par de gene autossomico hhomozigótico

faz tempo que estudei mas acho que é isso

Responder