Anônimo 17/02/2011 04:02 Culinária e Receitas
Avatar

O que é o Petigato???????????????????

quero saber o que é Petigato e vem de que origem?

Tags:

6 Respostas

Gabriel Souza 17/02/2011 4:19 0 0

O Petit Gateau é um doce, parecido com um bolinho com uma espécie de calda de chocolate como recheio, geralmente usado para acompanhar sorvete, podendo ser usado em qualquer tipo de sabor.

Teresa B 17/02/2011 4:22 0 0

Você deve estar a referir-se a ‘petit gateau’, que traduzido à letra é ‘pequeno bolo’ ou bolinho, e tem origem francesa – o nome, já os bolos pequenos, não sei se terão a mesma origem…em receitas portuguesas com cerca de 300 anos encontro também ‘pequenos bolos’…

Joao Silva 17/02/2011 4:53 0 0

concordo

O Petit Gateau é um doce, parecido com um bolinho com uma espécie de calda de chocolate como recheio, geralmente usado para acompanhar sorvete, podendo ser usado em qualquer tipo de sabor.

PB 17/02/2011 9:13 0 0

petit gateau é um mini bolo, francês, que tem como base ovos e chocolate,leva 1 colher de trigo,apenas para dar sustentação a massa, que fica durinha por fora e o chocolate cremoso por dentro, serve quente com sorvete de creme.

Nicole Mendes 17/02/2011 11:46 0 0

Petit Gateau é a sobremesa dos artistas..
eles amam.
É de origem norte-americana.

Receita:

Ingredientes:
# 200 g de chocolate meio amargo
# 2 colheres de manteiga sem sal
# 1/4 de xícara de chá de açúcar
# 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
# 2 ovos inteiros(tirar a pele da gema)
# 2 gemas

Modo de preparo:
1. Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria
2. Bater os ovos e as gemas com açúcar na batedeira até ficar bem claro
3. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula
4. Depois, unte as forminhas de empadinha, passe trigo e coloque a massa
5. Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho
6. Deve-se desenformar quente
7. Diretamente no prato acompanhado com sorvete de creme

veluca 17/02/2011 13:06 0 0

“Petit gâteau (pronuncia-se petí gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais um forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas. Também se acredita que o Petit Gateau consumido nos EUA e no Brasil seja uma copia de uma sobremesa criada em 1981 pelo Chef Michel Bras chamada Biscuit tiède de chocolat coulant. Esta sobremesa se trata de duas partes, um bolo crocante de chocolate preparado sem o uso de farinha bem cozido e um nucleo de chocolate congelado que quando assado derrete e fica liquido. Devido a complexidade do preparo, começou a ser copiado como um bolo de chocolate pouco cozido, ou com o nucleo cru.
Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.
A denominação “petit gâteau” é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa de modo genérico qualquer “pequeno bolo” e portanto não faria sentido aplicar a um doce específico. Ela é desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.”
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Petit_g%C3%A2teau)

Responder