Anônimo 27/02/2011 09:02 Biologia
Avatar

O que é Metabolismo ?

O que é Metabolismo? Qual a Diferença entre anabolismo e Catabolismo ?

5 Respostas

Bee Strelow 27/02/2011 9:15 0 0

Metabolismo é a velocidade com que o corpo queima calorias para se manter vivo.É classificado em basal e total.
Metabolismo basal é a energia gasta pelo nosso corpo em um dia,e a maior parte dessa energia é usada apenas nas funções vitais que o corpo realiza para nos manter vivos,como a respiração,batimentos cardíacos,temperatura corporal,entre outras.
Metabolismo total é a soma do metabolismo basal mais as atividades musculares,que podem ser exercícios físicos ou tarefas cotidianas como:andar,trabalhar,lavar o carro etc.
Os fatores que influenciam o metabolismo são vários:
Genética:que corresponde a 80%.
Idade:quanto mais idade,metabolismo mais lento.
Sexo:Nos homens o metabolismo é mais acelerado, por possuirem mais massa muscular.
Alimentação:Os alimentos que aceleram o metabolismo são chamados de termogênicos.
Musculos:Quanto mais músculos,maior será a queima calórica.
Para acelerar o metabolismo é aconselhavel além de exercícios fisicos,incluir na alimentação diária alimentos que ajudam no processo de queima de gorduras,que são os alimentos termogênicos.Exemplo de termogênicos:gengibre,chá verde,pimenta vermelha,canela,mostarda,vinagre de maçã,laranja,kiwi,cafeína,e até agua gelada.
Outra dica é não pular refeições,pois dessa forma,o corpo vai obter energia consumindo o próprio tecido muscular,ou seja, gastando músculos,o que gera flacidez.Deve-se fazer pequenos lanches entre as refeições.

Mais sobre: Oque é metabolismo?

Caio Cesar 27/02/2011 9:19 0 0

Estrutura do trifosfato de adenosina, um intermediário central no metabolismo energético.Metabolismo (do grego metabolismos, μεταβολισμός, que significa “mudança”, troca[1]) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular” é usado em referência ao conjunto de todas as reacções químicas que ocorrem nas células. Estas reacções são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reacções em que o produto de uma reacção é utilizado como reagente na reacção seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concentrada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reacções desejáveis mas termodinamicamente desfavoráveis, ao acoplá-las a reacções mais favoráveis. As enzimas regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células.

O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. Reacções anabólicas, ou reacções de síntese, são reacções químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizam-se novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples (com consumo de ATP). Reacções catabólicas, ou reacções de decomposição/degradação, são reacções químicas que produzem grandes quantidades de energia livre (sob a forma de ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (matéria orgânica). Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha peso. Se ambos os processos estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico ou homeostase.

O metabolismo é fundamentalmente estudado pela Bioquímica, usando muitas vezes também técnicas ligadas à Biologia Molecular e à Genética.

Millena 27/02/2011 10:11 0 0

O que é Metabolismo ?

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo para ele gastar energia

Catabolismo
Catabolismo é a queima da massa magra, ou melhor, é a destruição metabólica de várias substâncias intramusculares – glicogênio, água, proteínas contráteis e não-contráteis, entre outras – que ocorre durante o treinamento.

Anabolismo
O anabolismo é o contrário, é o desenvolvimento da massa muscular, também chamada de hipertrofia. Influenciam o anabolismo.

neto 28/02/2011 4:20 0 0

neto
Metabolismo=(do grego metabolismos, μεταβολισμός, que significa “mudança”, troca[1]) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular” é usado em referência ao conjunto de todas as reacções químicas que ocorrem nas células. Estas reacções são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reacções em que o produto de uma reacção é utilizado como reagente na reacção seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concentrada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reacções desejáveis mas termodinamicamente desfavoráveis, ao acoplá-las a reacções mais favoráveis. As enzimas regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células.

Princesa da biologia 28/02/2011 21:21 0 0

Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou “quebra” de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.

Anabolismo: são processos metabólicos que implicam na construção de moléculas a partir de outras. A síntese protéica, a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070524164659AAUWyNA
Catabolismo: são processos metabólicos que implicam na “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.

De uma forma bem simples podemos afirmar então, que o anabolismo é a construção e o catabolismo é a destruição.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070323122724AAgmRS3

Responder