Anônimo 17/01/2011 04:01 Combustíveis Alternativos
Avatar

O que é menos poluente: Gasolina ou etanol (alcool)?

Eu tenho essa dúvida, o que usar quando se trata de menos poluição para o nosso planeta?

10 Respostas

Caio Leonardo 17/01/2011 4:04 0 0

pode usar o alcool que é menos poluente

Paty Paty 17/01/2011 4:05 0 0

O alcool é menos poluente.
Veja:

Álcool combustível: Composto por hidrogênio, carbono e oxigênio. Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera.

O poder calorífico do álcool é 6300 cal/g, esse valor representa a capacidade do combustível de liberar energia ao ser queimado. No caso do álcool o valor é alto, o que significa que ele é capaz de mover o carro com menos combustível queimando, o que reflete em menos poluentes.

Gasolina: composta basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). Apresenta como produtos de sua combustão, Dióxido de carbono e Monóxido de carbono. Dióxido de carbono (CO2) é um gás perigoso que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global. Já o Monóxido de carbono (CO) é um gás formado pela combustão incompleta e se acumula em nossa atmosfera na forma de um poluente (smog = neblina escura). Ambos são maléficos à humanidade.

O álcool é um combustível que não afeta a camada de ozônio e por isso não é tão perigoso para atmosfera quanto à gasolina. A melhor notícia é que nos últimos anos o preço do álcool foi se tornando acessível em resposta ao aumento do preço do petróleo e, no ano de 2003, começou a produção e venda de carros flexfluel (motores que funcionam com álcool e gasolina). Esse foi o impulso que o álcool precisava para se tornar mais utilizado, mas mesmo assim carros movidos a gasolina são maioria.

Will 17/01/2011 4:06 0 0

Óbvio que e Alcool!

Regina Lemos 17/01/2011 4:22 0 0

Olha, o combustível propriamente dito não polui, ele existe e está lá, e se ninguém mexer com ele, nada acontece. O que polui é a ineficiencia da queima dos mesmos quando utilzados nos motores. UM motor bem regulado, propiciando uma queima perfeita (dificil de acontecer…), praticamente não polui. O que ele poderia soltar na atmosfera, pode ser lavado pelos filtros de alta performance, portanto, o que polui é a ineficiencia dos motores em promover uma combustão completa e de alta performance. Agora, um motor mau regulado, que provoca uma queima incompleta, libera para o ambiente, se for a gasolina – hidrocarbonetos, uma quantidade muito maior de monóxido de carbono, por exemplo, e esse gás é letal, faz muito mal e a camadinha de ozonio coitada, se lasca.

Lucas Martins 17/01/2011 7:18 0 0

com certeza ETANOL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leonardo Felipe Mendes Lopes 17/01/2011 15:06 0 0

etanol

TofM 18/01/2011 4:23 0 0

Por ordem:

Motor elétrico
Hidrogênico
Ar
Etanol
GNV
Gasolina
Diesel

Guilherme Rodrigues 19/01/2011 6:33 0 0

dizem que é o motor a ar, que ainda esta em testes, más entre os dois é o movido a etanol

aramis.ferreira 19/01/2011 12:23 0 0

É difícil de se obter um resposta para este tipo de comparação porque todas as circunstâncias tem que ser consideradas desde as condições de produção do combustível (ou energia) até o uso final. se você considerar apenas o motor a combustão, tanto álcool quanto gasolina funcionam de maneira similar: Toda queima de qualquer combustível produz CO2; a fórmula básica da combustão é Combust.+ O2 => CO2 + H2O +subprodutos + Energia. Esta fórmula é o oposto da fotossintese. Todo motor produz subprodutos da queima imperfeita (CO, N20, THC, etc..).
Os motores modernos tem injeção eletronica e catalizador para neutralizar os poluentes.
A questão principal entre etanol e gasolina é que o etanol é renovável, ou seja você queima e emite CO2; depois novos pés de cana são plantados e reabsorvem este CO2, reduzindo o efeito estufa. Já a gasolina não tem volta – é o carbono dos fósseis dinossauros que estava lá enterrado há milhões de anos.
Um colega acima citou o motor elétrico e o hidrogênio: estes motores não poluem… …mas dependendo da maneira com que se obtem a energia elétrica ou o hidrogênio, ainda assim há poluição; não na fase do uso do motor, mas na produção da energia. Em muitos países a energia elétrica é produzida com queima de óleo ou carvào – neste caso, ainda persiste a emissão dos poluentes – só que em outro momento.

Ligia Simas 19/01/2011 12:51 0 0

Sem duvida é o Etanol

O Etanol polui menos o ar por não ser derevidado do petróleo,por ser um combustivel mais limpo.
(não contém certos poluentes, como o benzeno, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente)
Etanol (nome técnico do álcool etílico combustível) pode ser produzido a partir de várias matérias-primas, como milho, trigo, beterraba e cana-de-açúcar. Trata- se de uma fonte de energia natural, limpa, renovável, sustentável e mais democrática do que os combustíveis fósseis(gasolina). No Brasil, existe o etanol hidratado, com 5% de água, que abastece os automóveis flex, e o etanol anidro, com 0,5% de água, misturado na gasolina numa proporção de 20% a 25%.
Sem falar que o Etanol é mais barato que a gasolina.

é isso ai =D

Responder