6 Respostas

Livia Azevedo 02/02/2011 14:57 0 0

ração balanceada propria para papagaios.
Se você der só girassol, ele poderá ter várias doenças, além de obesidade e infarto.

Gabriel Shiavi 02/02/2011 15:00 0 0

Frutas como mamão giló banana mais não da inteira
Verduras e e legumes como alface pepino entre outros
Sementes: girassol alpiste grão de aveia grão de bico

Aninha 02/02/2011 15:11 0 0

Essas rações para papagaios são um bom começo. Você pode dar ao seu papagaio pela manhã alimentos que ele não gosta muito, mas que é bom para a saúde da ave. Pela manhã ele está com mais fome e vai “encarar” alimentos não tão apetitosos para o gosto dele. Assim, você pode dar pela manhã e almoço verduras e legumes, tipo pequenos pedaços de brócolis, couve-flor, cenoura, broto de feijão, batata-doce cozida, feijão cavalo cozido, lentilha cozida, ervilha cozida, grão-de-bico cozido, também milho cozido ou milho em espiga e arroz cozido sem sal. Dar também alguns pedacinhos de frutas, tipo banana, mamão, goiaba, kiwi, uva, maçã e outras que ele gostar (não precisa dar todas as frutas no mesmo dia). Pode dar ainda um pedacinho de pão integral (sem manteiga ou margarina). O importante é que você dê um pouquinho de cada coisa. Se der muita fruta, a ave vai comer só isso e não vai querer os outros alimentos.

Gabii* 02/02/2011 15:24 0 0

Você pode dar:
Frutas: maçã, goiaba, laranja, banana, pêra, melão, melancia … Pode dar quase todos os tipos frutas.
Vegetais: colve, espinafre e brocolis (alface NUNCA).
Legumes: cenoura, abóbora, beterraba, jiló e vagem.
Grãos: lentilha, grão de bico etc ..
Mas acho que fica muito mais facil você der a ele ração para psitacideos,mas é importante ele ter uma alimentação bem variada ou seja não só ração mas também frutas verduras e legumes !

Por via das dúvidas vá em um aviario e pergunte, ou em um especialista, veterinário, etc !

Espero ter Ajudado e Boa Sorte ;D

Gabi 02/02/2011 15:45 0 0

O que os papagaios comem em cativeiro? Essa é uma dúvida comum à maioria das pessoas que mantêm aves em residências. A alimentação a ser fornecida deve ser balanceada nutricionalmente para permitir uma vida saudável e longa à ave . O termo dieta aqui utilizado refere-se à soma de alimentos e nutrientes que formam a alimentação de uma ave. Portanto, ñ tem nada a haver com aquele regime alimentar elaborado para o emagrecimento (“fazer uma dieta”).

É muito comum encontrar pessoas que fornecem às suas aves café, pão, fubá, sementes de girassol, doces ou somente frutas. Ñ é preciso ser um especialista para saber que essa alimentação é incorreta e trará sérios prejuízos à saúde da pobre ave de estimação.

Infelizmente, grande parte das aves tratada em clínicas veterinária apresenta alguma patologia decorrente da desnutrição. Podemos citar as doenças respiratórias e renais decorrentes da hipovitaminose-A (deficiência de vitamina A), o raquitismo (em decorrência da falta de cálcio e vitamina D), mau empenamento, emagrecimento, obesidade, distúrbios e tumores hepáticos, distocia, infecções, parasitismo e tantos outros problemas diretos ou indiretos. Sabe-se que sementes de girassol e amendoim são normalmente contaminadas com aflatoxinas, ou seja, toxinas produzidas por fungos que crescem naturalmente nas sementes. Em longo prazo, as aflatoxinas podem causar degeneração e mesmo tumores no fígado. Além disso, essas sementes são ricas em gordura, que podem levar ao aparecimento de aterosclerose, ou seja, a deposição de colesterol nos vasos do coração. Outros alimentos usualmente fornecidos aos papagaios são pobres em nutrientes. É o caso das frutas, que têm algumas vitaminas, mas são pobres em proteínas, gorduras e outros nutrientes essenciais. O pão e fubá são alimentos ricos em carboidratos (energéticos), mas pobres em nutrientes essências para o crescimento da ave. Filhotes criados com fubá não crescem satisfatoriamente e podem morrer logo nas primeiras semanas de vida.

Então, o que devemos fornecer para os papagaios em cativeiro? Na natureza, a alimentação dessas aves é diversificada e balanceada naturalmente. No cativeiro é muito difícil isso acontecer, pois ñ dispomos dos mesmos alimentos que as aves encontram na natureza. Outro problema é que no cativeiro as aves acabam tomando gosto por alguns alimentos e rejeitam outros de boa qualidade . Portanto, mesmo que ofereçamos alimentos saudáveis, os papagaios cativos tendem a rejeitar esses alimentos. Outras dificuldades são elaborar cardápios balanceados sem a ajuda de um nutricionista e também a mão-de-obra necessária para preparar alimentos frescos e nutritivos duas vezes ao dia, todos os dias da semana. Assim, se quisermos manter aves sadias, temos que oferecer a elas uma variedade de alimentos frescos e em quantidades corretas. Esses itens incluem legumes semicozidos (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico), milho, verduras, brotos, frutas (tomate, mamão, maçã, frutas cítricas, frutas de época), cereais, proteína de soja, óleos vegetais, sementes de boa qualidade e em pequena quantidade (girassol, castanhas), proteína animal (queijo magro, ovo cozido), aminoácidos essências, cálcio, vitaminas, minerais e probióticos. Adaptar as aves a esse cardápio variado não é uma tarefa fácil e requer a ajuda de um veterinário ou um zootecnista especialista em nutrição animal. Para resolver esse problema, surgiram as rações balanceadas para psitacídeos, que vêm prontas para uso. A ração peletizada ou extrusada pode ser comparada em seu formato e facilidade de uso às rações para cães, gatos e outros animais domésticos . A ração de papagaios é palatável e contém todos os nutrientes que a ave necessita em doses corretas. Não devemos confundir a ração balanceada com as misturas de sementes, que permite à ave separar os itens alimentares que mais gosta dos que não gosta, tal qual uma criança que separa no seu prato somente o alimento que mais lhe agrada.

As dietas balanceadas para papagaios (tipo ração) são fabricadas no Brasil e podem ser encontradas nas lojas especializadas. Uma boa opção é a ração extrusada Alcon Club Psita Stick, de alta digestibilidade e formulada para atender às necessidades nutricionais de papagaios, araras e outros psitacídeos de médio e grande porte. A ração balanceada reduz o desperdício de alimento, é de uso prático e principalmente, torna as aves bem nutridas e saudáveis. A ração balanceada pode ser a única fonte de alimentação, mas frutas, verduras, sementes e castanhas podem ser oferecidas eventualmente como petiscos eventuais.

Os filhotes de papagaios necessitam de alimentos próprios: ração farelada de alta digestibilidade rica em proteína, aminoácidos essências, vitaminas, cálcio, minerais, probiótico e muitos outros nutrientes . A papinha deve ser fornecida fresca e em temperatura morna.

s2 Juli S2 03/02/2011 7:26 0 0

Meu papagaio era preguisoço no começo ñ fala nada e ele era de outra pessoa agora ele tem 8 anos já ai disseram que tem girassol que vem com varias vitaminas, tem amendoim e milho etc e faram que era mto bom ai compramos depois disso ele ficou mais forte e fla que não para mais, antes ele era mto bravo ninguem pegava ele agora todos pintam e bordam com ele , e só come desse desse girassol misturado com outras coisas se for de outro tipo de girassol puro ele nem toca procura nos petshop que vendem !

Responder