Anônimo 26/04/2011 12:04 Polícia e Aplicação da Lei
Avatar

Gostaria de saber o que acontece se um individuo não comparecer a um julgamento Policial?

Se uma pessoa for intimado varias vezes a dar um depoimento e não comparecer ela pode ser presa?

2 Respostas

Félix 26/04/2011 12:35 0 0

A polícia não faz julgamento, somente identifica, toma providências se necessário e apura os fatos, dependendo do tipo de crime, (vc deve estar se referindo a um inquérito policial – delegacia) e se houver interesse do Estado em promover a ação processual essa pessoa pode ser presa SIM, pois o processo segue seu trâmite normal, e sendo essa pessoa declarada na condição de Réu, mesmo sem a presença dela, é a chamada revelia. A batata assa e essa pessoa nem comparece, nem se defende, mas corre o processo que pode culminar numa condenação, numa apenação criminal, da qual essa pessoa só vai ficar sabendo quando for abordada num bloqueio policial por exemplo, ou quando for tirar documentos públicos.
O ruim do não comparecimento dessa pessoa é a ausência de possibilidade de defesa, o que complica mais a situação, agrava e em muitos casos há a presunção de culpa ou dolo dessa pessoa.

♥♥ℓaяa♥♥ 26/04/2011 14:27 0 0

Se foi intimado a prestar um depoimento em uma Delegacia de Polícia como testemunha, pode ser acusado de atrapalhar as investigações. Mas se a intimação é para dar depoimento como suspeito, aí se não comparecer o Inquério Policial corre à revelia. Não tem como se defender, vai ser julgado, e se condenado, pode ser preso.

Responder