Anônimo 05/02/2011 10:02 Consertos e Manutenção
Avatar

Freio motor e a redução de marcha em uma serra inclinada?

Se eu estiver descendo uma serra muito, mas muito inclinada mesmo, e por a 2ª marcha, e o carro msm nessa marcha começar a andar muito rápido por causa da inclinação da serra, eu vou controlando no freio de pé mesmo, ou reduzo para a 1ª????

7 Respostas

Iwes 05/02/2011 10:10 0 0

Eu já desci a Serra do Rio do Rastro usando a 2° marcha e com o pé no freio.

Mas se for necessário pode colocar a 1° marcha sim, mas não por um longo trecho. Uns 100 metros acho que é o toleráveis, mas é difícil vc encontrar uma serra aqui no brasil que tenha que fazer uso da primeira marcha.

Gabriel Andrade 05/02/2011 10:10 0 0

po acho que da no mesmo coloca a 1 mesmo e se nao adiantar usa o freio nao pisando muito bruscamente !nao tira o pe da embreagem !

Wanderlei 05/02/2011 10:11 0 0

Redução é só pra onibus e caminhão, carro se usa o freio junto com a mesma marcha que você estaria usando para subir. Se a pista for muito enclinada e vc não usar o freio, o motor poderá chegar a rotação máxima e vc estará estragando o motor.

jose f 05/02/2011 10:20 0 0

Só em motores diesel, freio motor.

coelho 010 05/02/2011 10:29 0 0

Eu acho que você está assustado com um assunto que não precisa tanto de atenção.È claro que a serra exige atenção e cuidado, mas nada deve ser feito de maneira exagerada.Desci durante 3 anos a Serra para ir a Santos,com um caminhão e geralmente com mais de vinte toneladas de peso, fora os 15 ton de peso da carreta que dava um total de 35 toneladas .A experiência diz que é para usar para descer a mesma marcha que usa para subir, portanto para subir se usava a 5 marcha reduzida para um peso de até vinte toneladas , para desencargo de consciência eu usava quarta marcha para descer , e ficava prestando atenção no barulho do motor, quando ele aumentava rotação eu freava para controlar e esta frenagem era de leve somente para conter o movimento do caminhão, em certos trechos da serra o caminhão quase parava e eu tinha que acelerar para ele embalar , quando chegava no meu destino eu colocava mão próximo as rodas para ver se elas estavam quentes, nunca queimei minha mão elas estavam sempre com uma temperatura que eu podia encostar nelas sem medo. No seu caso , se você acha que consegue usar a terceira para subir , pode usar ela para descer se sentir que a velocidade está cima do que quer use os freios para ajustar a velocidade ao ponto que quer quando atingir a velocidade solte o pe do freio e deixe o carro descer até que a velocidade passe novamente do ponto que você deseja, e novamente corrija,A única coisa que eu não aconselho e´que até adquirir experiência fique toda a hora mudando de marcha, pois pode acontecer da marcha reduzida não engrena e você pode se assustar e não saber o que fazer .Primeiro desça serra devagar depois quando tiver mais experiência mude de marchas na descida.

CSS™ 05/02/2011 10:37 0 0

Depende da serra! Se for a do Rio do Rastro só com freio mesmo…

Gabriel 05/02/2011 17:43 0 0

Cara c vc tiver nun carro dexa rola de segunda e pé no freio, mais c tu tive nun onibus ou caminhão te aconcelho a ligar o freio motor e controlar na redução de marcha!

Responder