Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

explique pq muitos consideram o continente africano uma ”colcha de retalhos” 10 pontoS :d?

explique pq muitos consideram o continente africano uma ”colcha de retalhos” 10 pontoS :d?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. La na Africa, é um País muito Pobre, eles não tem muita Riqueza de bens Comerciais, Eles usam Retalhos que tirar de Folhas de Palmeiras para fazer essas Colchas.

  2. Deve ser por causa das muitas tribos que lá existem. Será que tem alguma questão dessa prova que vc saiba responder agraciada Loira do The Flash?

  3. Exatamente como o Dino falou, o continente africano é considerado uma “colcha de retalhos” pois a sua divisão histórica foi baseada em interesses externos, em grande maioria dos Europeus.

    Pode notar muito bem que no mapa da África, os países são quase todos divididos certinhos em Quadrados, essa foi a divisão dada por acordos entre outros países que estavam a colonizar a África, assim, dentro desses Quadrados que agora são países independentes, existem várias tribos e etnias diferentes.

    Essas tribos sendo rivais ou não, são obrigadas a viverem no mesmo país, por isso há tanto conflito entre governos na África, essa má organização dos países os colocou no estado em que estão hoje.

    Basicamente é isso, se a divisão da África fosse feita pelos africanos, teríamos países com apenas tribos aliadas dentro, assim os conflitos seriam muito amenizados.

    Espero ter sido claro.

    Abraço!

  4. Amiga,porque houve o Apartait.Áfriga dividida em brancos e predos.Mandella foi um Marco.Depois que saiu da prisão unificou a África.Lá não existe mais problema de cor ou raça.Há muita pobreza,também existe muitos grupos fechados que ainda seguem rituais primitivos,mas a África abriu-se para o mundo.Lá residem pessoas de váris nacionalidades.Eis o motivo de ser chamada Colcha de Retalhos.

  5. O jovem escritor angolano Ondjaki, também bastante conhecido no Brasil, apresentou o seu documentário “Oxalá cresçam pitangas” que mostra como é o cotidiano da gente de Luanda, capital de Angola. O trabalho traz o depoimento de 10 jovens da periferia da cidade e é uma espécie de colcha de retalhos, apresentando variados aspectos do dia-a-dia de uma gente que precisa batalhar muito para reproduzir a vida. Uma grande cidade, com todo o contingente de pessoas que migram do campo e que acabam tendo de “dar jeitinho”, para poder sobreviver no caos urbano.

    Ondjaki diz que o documentário é parcial e foca apenas nesta parte da vida luandense. “Quem quiser mostrar outra Angola, que faça outro filme”. Segundo ele, o povo da periferia está com os olhos no futuro, tem uma atitude otimista diante da vida, coisa que acredita possa se transformar também em ativismo social. Na grande cidade de seis milhões de pessoas o escritor centrou foco no sonho. Para ele, elementos como a música e o futebol são os que mais movem os jovens luandenses e é por este caminho que, crê, vai o futuro. “A gente vê que também há um esforço do governo em enfrentar o pós-guerra, mas o problema é tão grande que é difícil. Eu exijo sempre mais”.

    Ondjaki conta ainda que há muita gente trabalhando em Angola, nas ONGs, sindicatos, associações, e que as pessoas tem uma grande vontade de aprender. “Gente, há filas para entrar em bibliotecas. Isso é uma coisa incrível”. A palavra tem muita força na boca dos jovens e eles a usam. Angola é um lugar que viveu 500 anos de dominação colonial, passou por 37 anos de guerra civil e desde 2002 entrou num tempo de paz, o que mostra que há ainda um longo caminho por se fazer. “A gente vê as coisas mudando, tem os chineses entrando, outros países se solidarizando. Não podemos deter os fluxos naturais, há que compreender tudo isso”. Para ele, o espaço da cultura é um lugar importante de transformação. Hoje, em Luanda há uma grande presença de migrantes. Ali, na cidade, se expressa toda Angola, e com ela, vem as vivências da festa, da música, da comunidade.

Perguntas Relacionadas