Anônimo 23/02/2011 03:02 Cavalos
Avatar

em que idade devemos iniciar as tarefas em um potro.?

trabalho em pistas de vaquejadas

14 Respostas

parapé 23/02/2011 15:24 2 2

3 anos e meioo
espero ter audado flw

Lara 23/02/2011 15:39 1 2

Oii
Se a intenção é apenas acostumar com as pessoas, vc pode começar desde as primeiras semanas (sem muito contato por causa da mãe), dai a questão de doma e monta o ideal é depois que todos os ossos do potro estiverem formados por completo, por volta dos 4 anos.
Em ranchos com uma maior poder economico, usam máquinas de raio-x para saberem se os ossos já estão formados..
Mas normalmente é por volta dos 4 anos msm..
Espero ter ajudado
Beijos

Mathews Alves onesko 23/02/2011 15:49 0 2

me desculpa mais nem imagino o que é um potro.
visita meu blog click ai http://animaisdoamor.blogspot.com/
la tem vídeos engraçado de animais,dicas,record animal,como cuidar deles e muito mais.

Isabella 23/02/2011 15:54 2 0

Fazer com que o potro se acostume com os humanos e aceite carinho pode ser feito desde o memento em que ele nasce.Mas não force muito a barra, se não ele começara a morder e dar coice.

Com 2 meses já pode começar o cabresteamento, onde o potro acostuma-se com o cabresto. Depois que acostumou e deixa colocar sem medo, começa a puxar, ensina-lo a andar no cabresto.Esta fase é mais complicada, você deve por uma leve pressão sobre o cabresto e assim que o potro der meio passo para frente alivie.Faça isso durante um tempo até ele perceber o que queremos(Pode demorar dias)

Com 1 ano de idade já podemos apresentar os demais equipamentos, exceto o freio.Colocamos da mesma forma que em um potro xucro, primeiro apresentamos depois vagarosamente colocamos a manta e a sela(a mais leve que tiver), e retiramos, repetindo isso várias vezes.
Depois que o potro estiver familiarizado com a manta e a sela, colocamos a barrigueira, sem aperta, apenas encostar na barriga.

Com 1 anos e meio é possível colocar meninos pequenos(até 20k) em cima a pelo, para se acostumarem, quando estiver acostumado, colocamos a criança com o potro arriado e puxamos o potro(Sempre com alguém segurando a criança.

Com 2 anos podemos utilizar o redeão para o potro aprender noções básicas de rédea, como virar e parar.

Com 2 anos e meio que é quando o potro esta com os osso forte para sustentar o peso humano, começamos a montar e ensinar demais manobras de rédea.

Todo o processo deve ser feito com paciência e respeitando o espaço e tempo do animal, sem agressão nem aumento no tom de voz.

—————–

Boa doma.

J. Lucas V - SLO 24/02/2011 3:44 0 0

Cabrestear, 5-7 meses de idade.
Escovação e banho: após estar domado de cabresto. Quanto mais cedo iniciar estas atividades, mais rápido o animal vai perder as “cócegas” e vai se acostumar com humanos mexendo nele.
Doma: após os 3 anos, quando o cavalo completou a maior parte do seu crescimento.
Treinamento: após a doma, aumentando a carga gradativamente.

Messias Farias 24/02/2011 3:48 0 1

Assim que ele sair da barriga vc ja pode arrastá-lo por uma corda pra ele ir pegando o fio da meada….

Igor Silva 24/02/2011 9:54 0 1

aki em minha cidade começam mexer com cabestro uns 3 meses e domar adestra com uns 2 ano e 6 para cima 3 ano é bom se você souber ensinar cavalo afastar e mais é bom abaços espero ter ajudado.

Léo Maker 24/02/2011 11:56 0 1

com 1 ano e meio mais ou menos ja pode amasar com o cabresto, a partir de 2 pode montar, mas o mais indicado é de 3 anos.

Lucas Machado 24/02/2011 17:05 0 3

ao sete meses é feito o aparte e o amanunciamento (isto é amansar ele de cabresto ) e com dois anos e meio o potro é pego para doma

Maah 25/02/2011 7:21 2 1

Bom, a uma idade do potro em que ele ainda esta em formação. Nessa fase deve-se alimentar muito bem o potro e a egua que o amamenta, por que senao podera haver pequenos defeitos.
Depois de mais ou menos 2 anos e meios, deve-se começar a doma-lo, eu sugeria a doma racional, e depois de te-lo amansado poderá começar a trabalhar com ele.
Não deve começar muito cedo, se não podera afetar ele, causandos pequenos defeitos.

espero ter ajudado, eu amo cavalo e tenho uma pequena criação.

Bruna! 26/02/2011 9:02 1 0

Junior!

Como você deve saber, o animal já pode se acostumar com você desde pequeno.

Entretanto a idade ideal para doma-lo é 2 anos ou 2 anos e meio. Durante a doma já se pode
acostumar o animal neste tipo de prática. Mais o certo é concluir toda a doma inicial primeiro
senão pode afetar a boca do animal, e ele acabar ficando ruim de rédeas.

Conclua a doma inicial. Quando o cavalo souber realmente o que se faz e COMO se faz, podes começar a trabalha-lo no esporte.

Dependendo a idade que você colocar o cavalo para domar e o tempo da doma segundo o domador, vais ter uma previsão de quando vais poder começar o trabalho do seu cavalo nas modalidades.

Espero Ter ajudado :)

Breno Rezek 27/02/2011 9:25 0 1

Se for só pra colocar cabresto pode começar com uns 6 meses.
Mais pra munta ai la pelos 2 anos e meio vc ja da um repasso nele!E com 3 anos vc ja pode anda a vontadee!

RUI 17/07/2013 1:58 0 1

EU ACHO QUE COM 2 ANOS JÁ PODE AMONTARO

Daniel P 27/06/2014 12:40 0 0

Depende do manejo na propriedade… se trabalhar com imprint training (técnica do Dr. Miller) já inicia ao nascimento, e a preparação para isso começa com a égua sendo treinada para esse manejo, pode ser utilizada a técnica do amanunciamento, realizado com alguns meses de vida. Tudo depende da escolha de manejo da propriedade e da disposição de capital já que manejo como imprint training são mais onerosos e usados para plantel top. Com meses de vida ja se iniciam tambem treinamentos para manejos de casco e boca, cabresteio, obviamente que montaria não!! pode-se ir acostumando o animal a sentir objetos no dorso, mas a montaria mesmo só quando adulto e lembrando que a capacidade de carga de um cavalo e de +/- 15% do seu peso!

Responder