4 Respostas

noturno 04/09/2009 19:23 0 0

Talvez se vc explicar o que é etnocentrismo seria otimo

CoxAaA 05/09/2009 4:07 0 0

q isso?

Tayná W 05/09/2009 10:33 0 0

Etnocentrismo é um conceito antropológico, segundo o qual a visão ou avaliação que um indivíduo ou grupo de indivíduos faz de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nos valores, referências e padrões adotados pelo grupo social ao qual o próprio indivíduo ou grupo fazem parte.

Essa avaliação é, por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.

O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denomindada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.

O etnocentrismo é de fato, um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.

O etnocentrismo se tornou um fenômeno universal porque provavelmente vem desde o neolítico aonde tribos complexas já se distinguiam culturalmente de outras e na busca de sua propria unidade gerou o embrião, isto posteriormente foi ampliado com o conceito de nação, aonde a identidade cultural de um povo, senço de patriotismo, mito, etc. ligada ao poderio de uma nação sobre outra gerou o etnocentrismo próximo ao que conhecemos hoje.

As dificuldades com o etnocentrismo, portanto, são muitas. O que você vai colocar neste trabalho deverá, sim, vir de sua mente porque é uma opnião própria. Lembre-se: você estará ‘dissertando’, e não ‘copiando-da-wikipédia’, colega.

Até mais.

butinudo 07/08/2013 23:47 1 0

exprica direitro

Responder