Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

de onde vem as lesmas?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. As lesmas são moluscos, da sub-ordem Stylommatophora. O corpo das lesmas é constituido por manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais, ambos retrácteis. São bastante sensíveis a desidratação. As lesmas são seres hermafroditas e vivem aproximadamente de 9 a 18 meses Sabe-se que o local está infestado por lesmas pela observação dos rastros de muco que ficam no chão cimentado e muros. Existem alguns produtos lesmicidas no mercado bastante eficientesas. Mas uma simples alternativas para combater as lesmas é colocar cinzas em volta das culturas.
    Existem mais ou menos 100 mil espécies de molusco no mundo entre os quais estão as lesmas, os caracóis e caramujos.

    São várias as espécies de lesmas, algumas são consideradas guloseimas, outras são usadas para extração de matérias primas para bijuterias e peças decorativas, e outras são finalmente consideradas pragas, ou porque destroem plantações, ou porque são uma ameaça à saúde humana.

    Parasitas como os nematóides ou cestóides (ambos vermes que tem o caracol como vetor) são numerosos. Entre as lesmas, destaca-se o gênero Sarasinula, vetor da angiostrongilose (doença abdominal que ocorre no homem que ingere as larvas eliminadas pelas lesmas sobre os alimentos).

    Além desta doença, temos a esquistossomose, também causada por parasitas de moluscos.

    Outro molusco, que esta se tornando um grande problema para o Brasil e outros países é o caramujo gigante ou africano.

    Para quem se interessar pelo assunto seguem abaixo dois links interessantes:

    http://www.intergate.com.br/malacologia/avisos/avisos.html (esta é uma nota do governo Federal)
    http://www.cedic.org.br/even.asp?noti

    As lesmas são um problema sério em várias culturas, hortas, pomares e jardins. Alimentam-se de uma grande variedade de plantas, devorando tanto as raízes quanto a parte aérea, sempre no período da noite. O aumento da infestação esta muito ligado ao aumento da umidade, devido principalmente às chuvas.

    Alguns métodos de controle vêm da experiência popular. Barreiras de cal e ovo são relatadas como métodos eficazes de manter lesmas fora dos jardins. Bandejas rasas com cerveja colocada no solo (no nível da terra), são utilizadas para atrair as lesmas. Utilizar sal nas lesmas também pode ser eficiente, mas leva tempo e é um pouco cruel.

    Existem vários e bons lemicidas no mercado, que poderão ser em lojas de produtos para jardinagem.

    Estou com esse problema aqui no meu jardim, não gosto de matá-las com sal então vou pegando uma a uma e jogando no lixo.

    boas festas

    Susy

  2. Olá, aqui no Brasil elas originalmente não existiam.
    As lesmas e caracóis são originários da Europa.
    Houve um tempo em que a criação do “escargot” francês (que nojo!) era anunciada como uma atividade lucrativa. Muitos criadores desinformados trouxeram espécies que não são o tal escargot para o Brasil, com a intenção de criar e vender para restaurantes finos para ganhar dinheiro.
    Como não deu certo, a grande maioria soltou os bichos, que se criam muito facilmente em regiões úmidas, e se espalharam por várias regiões.
    É a história que contam.

  3. Olá pessoal.
    Aqui na região em que moro,no estremo da zona leste,está demais a enfestação de lesma,é muita lesma,só no meu quintal e dentro de casa já eliminei mais de 100 em poucos dias,nas casas ao redor também tem muita e estamos todos sem saber como acabar com isso.
    Destrui a fechaduras da porta colocando sal,e elas passam por qualquer fresta,estão em cima do sofa,cama,fogão,roupas e tudo mais,tem noite que passo a maior parte do tempo caçando elas para não entrar em casa e no dia seguinte estou muito cansada.

  4. eu ja nâo suporto mais estes bichos nojentos todo dia tiro um monte das couves mas todo dia tem nâo sei mais que fazer

Perguntas Relacionadas