Anônimo 09/09/2010 04:09 Culinária Étnica
Avatar

Como posso limpar minha panela de inox da tramontina?

minha mãe tá enchendo o saco de novo…

11 Respostas

Deby Sousa 09/09/2010 17:12 0 0

Limpar como?

panela que inox é bem pratica, ela é facil de limpar dura bastante, se souber cuidar, dura uma vida,
Arriar panela de Inox, eu acho assim desnecessário, mais limpar, concerteza

Relth Ivone 09/09/2010 17:20 1 0

As panelas de inox são fáceis de cuidar, desde que vc delisgue o fogo de 10 a 15 minutos antes do final do cozimento, assim a comida não gruda e é spo lavar passando o lado verde da esponja por dentro e o lado amarelo por fora, em seguida secar bem que assim não mancha e nem perde o brilho. Depois que comecei a cuidar das minhas assim, nunca mais arranquei os cabelos. Não sei como estão suas panelas. A comida grudou? Deixe de molho e então vc tem que passar bombril, para sair o que esta grudado, não tem jeito, mas faça assim qdo o arroz começar a secar, apague o fogo e deixe a panela tampada, ele cozinha com o calor, assim tbm outros pratos que vc prepare, aprendendo a usar suas panelas elas se tornarão suas companheiras inseparaveis, mas é preciso saber usar, que o retorno é uma longa vida prá elas. Minhas panelas já estão velhas, são Panex fundo triplo, no começo judiei das coitadas, troquei de jogo,não queria saber delas, mas depois acabei aprendendo a usar e hoje não troco por outra, nem pensar.

R. P 09/09/2010 21:27 0 0

Existe um produto para limpar inox que se acha em qualquer supermercado… Dizem que fica melhor ainda se você usar o produto junto com vinagre.

SCS 09/09/2010 21:51 0 0

Achei essas dicas.
Boa Sorte!
Beijocas!

Manchas
Para retirar manchas = encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maçã.

Ou então, corte um limão ao meio e esfregue a polpa do limão por alguns minutos sobre a mancha. Enxague e depois seque.
Se a mancha persisitir adquira no supermercado uma pasta para polir aço inox.

Para clarear e eliminar fundos queimados = Colocar água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear (pode ser utilizado ao invés do bicarbonato de sódio, sal de cozinha ou vinagre).

A utilizar sempre fogo brando.

Limpeza
Lavar com esponja macia + detergente neutro

Nunca arear (utilizar palha de aço, esponja dura ou sapóleo).
O ideal é, sendo possível, lavar ou enxaguar com água quente e secar imediatamente.

cindy 10/09/2010 3:09 0 0

tem um produto chamado Limpa Inox é facil de achar no supermercado, bjos

veluca 10/09/2010 7:58 0 0

Manchas
Para retirar manchas: encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maçã. Ou então, corte um limão ao meio e esfregue a polpa do limão por alguns minutos sobre a mancha. Enxague e depois seque. Se a mancha persisitir adquira no supermercado uma pasta para polir aço inox.
Para clarear e eliminar fundos queimados: colocar água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear (pode ser utilizado ao invés do bicarbonato de sódio, sal de cozinha ou vinagre). Utilizar sempre fogo brando.

Limpeza
Lavar com esponja macia + detergente neutro. Nunca arear (utilizar palha de aço, esponja dura ou sapóleo). O ideal é, sendo possível, lavar ou enxaguar com água quente e secar imediatamente.

O aço inox conduz calor rapidamente?
Não. A natureza do aço inox não permite conduzir calor tão rapidamente quanto outros metais. Para espalhar o calor de maneira uniforme e mais rapidamente através do fundo dos utensílios para cozinhar, os fabricantes, em geral, utilizam um sanduíche do aço inox com outros materiais, adotando um fundo de construção em camadas.

Qual a recomendação para a primeira utilização de utensílios de aço inox para cozinhar?
Lave sempre em água morna e sabão, para remover quaisquer resíduos provenientes do polimento da peça. Antes de usar um utensílio, verifique na embalagem do fabricante as etiquetas e os manuais que contenham outras instruções de uso e conservação.

O que deve ser feito para prevenir a descoloração dos utensílios?
Adote a prudência ao cozinhar. A chama média ou baixa cozinha melhor. Se necessário, use uma armação entre o queimador do fogão e o utensílio.

O que são marcas d’água e como evitá-las?
A nossa água, além do cloro, contém partículas minerais que ficam na superfície do aço em grandes concentrações, quando deixamos a água secar sobre ela. Tais partículas tornam-se visíveis, já que o inox possui superfície brilhante e reflexa à luz, podendo causar as chamadas manchas d’água. Para evitá-las, enxugue seu utensílio com um pano macio logo após a lavagem.

O que deve ser feito para impedir que os alimentos grudem no fundo das panelas?
Use a chama média ou baixa. Mexa, com uma colher, os alimentos com maior probabilidade de aderirem ao fundo das panelas, tais como aqueles que contêm molhos. Mantenha a panela sobre a chama apenas durante o tempo necessário para o cozimento. Use uma pequena quantidade de óleo de cozinha, margarina ou banha ao fritar.

Como remover os alimentos queimados e a gordura?
Primeiro, deixe o utensílio de molho em água morna, com um pouco de detergente à base de amônia. Depois, lave também com água morna, usando sabão e uma esponja de náilon. Se isso não for suficiente para remover os alimentos queimados, recorra a produtos mais agressivos como removedores à base de soda cáustica, empregados na limpeza doméstica. Siga o procedimento indicado para remover sujeira moderada.

Qual a recomendação para o cozimento com mínimo de água?
Esse tipo de cozimento pode ser feito em uma caçarola ou uma panela que conduza o calor uniformemente e tenha uma tampa bem ajustada. Atenção para que o utensílio não ferva em seco. Use chama baixa para prevenir a descoloração.

Os utensílios de aço inox deixam gosto de metal nos alimentos?
Não. Algumas das características que certamente diferenciam o aço inox de outros metais são:
não ter cheiro, nem gosto e nem desprender substâncias que possam alterar o sabor dos alimentos.
Portanto, o cozimento em utensílios de aço inox não oferece risco à saúde humana. É por essa razão que tanques de aço inox são utilizados na produção de vinhos finos.

A limpeza dos utensílios de aço inox pode desgastar suas superfícies?
Não. O aço inox é fácil de limpar. Sabão, detergente e água, em geral, fazem o trabalho. Os limpadores abrasivos, como os sapólios, somente serão necessários quando os utensílios, pelo uso incorreto, tiverem sido seriamente queimados.

As esponjas de aço comum podem ser usadas na limpeza de utensílios de inox?
Não. Além de riscar a superfície dos utensílios de inox, elas desprendem partículas de aço que se incrustam na superfície e oxidam facilmente, provocando óxidos popularmente conhecidos como ferrugem.

Simony Alves 10/09/2010 11:50 0 0

Manchas

Para retirar manchas = encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maçã.

Ou então, corte um limão ao meio e esfregue a polpa do limão por alguns minutos sobre a mancha. Enxague e depois seque.
Se a mancha persisitir adquira no supermercado uma pasta para polir aço inox.

Para clarear e eliminar fundos queimados = Colocar água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear (pode ser utilizado ao invés do bicarbonato de sódio, sal de cozinha ou vinagre).

A utilizar sempre fogo brando.

Limpeza

Lavar com esponja macia + detergente neutro

Nunca arear (utilizar palha de aço, esponja dura ou sapóleo).
O ideal é, sendo possível, lavar ou enxaguar com água quente e secar imediatamente.

Victory is mine! 10/09/2010 15:09 0 0

esfregando bastante…

tania maria 10/09/2010 18:27 0 0

no mercado existe um produto proprio para a limopeza da spanelas de aço inoxidavel, mas tem k ser o da marca tramanontina mesmo ok?

lprevital 12/09/2010 10:18 0 0

eu moro na Turquia e aqui só usam panela de inox, eu lavo com detergente e esponja mas a maior parte das vezes vai na máquina de lavar mesmo, estão sempre limpas e nunca mancharam, minhas panelas tem mais de 8 anos e continuam novinhas, as da minha sogra já tem quase 30 e também estão ótimas e ela lava como eu.

Marcus Del 13/09/2010 7:06 0 0

Compra uma fibra verde de uso geral. Substitui o Bombril e não enferruja. Use também um LimpAlumínio.

Responder