Anônimo 05/07/2011 10:07 Polícia e Aplicação da Lei
Avatar

como posso denunciar maus tratos a idoso anonimo?

gostaria de saber como fazer uma denuncia anónima a maus tratos em velhinos .sim pois sou amiga da familia e naõ quero que eles jamais saiba q foi eu quem denunciou .mais por outro lado naõ posso me calar pois essa senhora esta sofrendo e tradada como animal me ajude ?

4 Respostas

curleysurf 05/07/2011 10:30 0 0

Pouco, ainda, se denuncia e se comenta sobre maus tratos e violência contra idosos. Interessante é o número de comentários que temos aqui, no portal CUIDAR DE IDOSOS, quando tocamos neste assunto. Chega a centenas de internautas comentando, contando casos particulares e até denunciando maus tratos pelo nosso site.

O que muita gente reclama é não saber onde denunciar, a quem recorrer, a que órgão do governo ou partição policial pedir orientações ou fazer queixas. E é fundamental ter acesso a essa informação: saber onde denunciar violência contra idosos.

Sabemos ser muito difícil denunciar violência, por medo ou repressão do autor da violência. Quem pratica os maus tratos ou causa violência no idoso, geralmente é algum membro da família. Há um dado muito interessante das delegacias de proteção à pessoa idosa de São Paulo e de Belo Horizonte, que afirma ser um familiar, o maior agressor de um idoso dependente. Geralmente, é o filho de meia idade, solteiro ou separado, que mora com os pais e que depende financeiramente deles. A maioria destes filhos agressores é dependente químico. Imaginem ter em casa uma pessoa com essas características, morando junto com um idoso portador de Alzheimer? Lembrar que boa parte dos casos de maus tratos que acontecem, não são denunciados!

Demonstra-se, claramente, que uma família consciente da proteção aos idosos, bem estruturada e orientada jamais causaria estas verdadeiras covardias com nossos pais e avós! Ao contrário, famílias desestruturadas, onde não há o respeito pelo idoso e onde os filhos e os netos não aprenderam a cuidar e a amar seus ascedentes, aí está plantada a semente de uma futura violência, de maus tratos de todos os tipos.

Por fim, é necessário que todos saibam que maus tratos e violência contra os idosos existem. E têm um efeito devastador na vida do idoso afetado (podendo chegar até a morte) e na vida de toda família. Somente através da boa orientação de como cuidar e da denúncia da pessoa ou da instituição que provoca os maus tratos, é que se pode trazer uma proteção adequada e segurança para uma das maiores vítimas de violência em nossas cidades.

Você, internauta, terá acesso à relação de órgãos, repartições e telefones que estão recebendo denúncias de maus tratos em idosos, em todo o Brasil. Esta relação foi retirada do Manual do Cuidador da Pessoa Idosa, organizado pela gerontóloga Tomiko Born. Acesse agora, clicando no link abaixo:

ONDE DENUNCIAR, EM TODO O BRASIL, MAUS TRATOS EM IDOSOS

marcos 05/07/2011 10:30 0 0

disque denuncia: 181

♥♥ℓaяa♥♥ 05/07/2011 11:19 0 0

Disque Denúncia, 181, Polícia Militar 190, ou no Serviço Social da Prefeitura da sua cidade.

Nada nesta vida é eterno........ 05/07/2011 16:06 0 0

A melhor maneira é procure o Ministerio Público de sua cidade e lá procure a Promotoria de Proteção ao I doso, e faça a sua denuncia, quando o promotor perguntar se vc quer se identificar(ele sempre pergunta) diga que não, lá eles vão mandar sua denuncia e cobrar das autoridades competentes providencias, sendo que o seu papel será feito por um promotor, não se esqueça de acrescentar sua denuncia com algumas provas.

Responder