Anônimo 01/03/2011 04:03 História
Avatar

Como os povos antigos contavam o tempo? 10 pontos 5 istrela!?

Tipo eu quero saber os instrumentos usados pelos povos antigos para contar o tempo
o jeito que eles faziam para contar o tempo. Esses são:
Egípcios antigos
Os Gregos antigos
Os chineses antigamente
Os Astecas eos Maias
Epor ultiomo os romanos antigos
quero saber mais ou menos como e com o que eles faziam a contagem do tempo?
Por favor respondam ai to a espera

6 Respostas

Ramon Cardoso 01/03/2011 16:31 0 2

Ixi Sei la

Mente Misteriosa 01/03/2011 16:35 1 1

COMO OS ROMANOS CONTAVAM O TEMPO:

1) Calendário vem de calendarium, que em latim significa livro de anotações. Os primeiros calendários eram essencialmente lunares, da¡ surgirem as semanas: 7 dias são necessários para a Lua ir de uma fase à outra.

2) Até o século 6º d.C., os anos eram contados a partir da data de fundação de Roma (753 a.C.). O monge grego Dion¡sio calculou então a data do nascimento de Cristo, já que não havia um registro histórico preciso. Ele se enganou em quatro anos: no século XIII, verificou-se que Cristo teria nascido no ano 4 d.C.

3) Por essa tabela, o ano 1 do Escalígero eqüivale ao ano -4668 do calendário juliano, -952 do calendário judeu, -3938 das olimpíadas gregas, -3960 da era romana, -3966 da era de Nabucodonosor, -4713 da era cristã, -5334 da Hégira islâmica, -6504 do calendário revolucionário francês, -713 do calendário maçon, -2015 do calendário chinês. Só há data positiva (779) no calendário eclesiástico de Antióquia, que portanto começa quase oito séculos antes do tempo contado por Escalígero.
O sistema de numeramento dos anos d.C. (depois de Cristo) foi instituido no ano 527 d.C. pelo abade romano Dionysius Exiguus (?-544), que estimou que o nascimento de Cristo (se este é uma figura histórica) ocorrera em 25 de dezembro de 754 a.u.c., que ele designou como 1 d.C. Em 1613 Johannes Kepler (1571-1630) publicou o primeiro trabalho sobre a cronologia e o ano do nascimento de Jesus. Neste trabalho Kepler demonstrou que o calendário Cristão estava em erro por cinco anos, e que Jesus tinha nascido em 4 a.C., uma conclusão atualmente aceita. O argumento é que Dionysius Exiguus assumiu que Cristo nascera no ano 754 da cidade de Roma, correspondente ao ano 46 Juliano, definindo como o ano um da era cristã. Entretanto vários historiadores afirmavam que o rei Herodes, que faleceu depois do nascimento de Cristo, morreu no ano 42 Juliano. Deste modo, o nascimento ocorrera em 41 Juliano, 5 anos antes do que Dionysius assumira. Como houve uma conjunção de Júpiter e Saturno em 17 de setembro de 7 a.C., que pode ter sido tomada como a estrela guia, sugerindo que o nascimento pode ter ocorrido nesta data. Outros historiadores propõem que houve um erro na determinação da data de falecimento de Herodes, que teria ocorrido depois do ano 42 Juliano e, consequentemente, o nascimento de Jesus também teria ocorrido um pouco mais tarde, entre os anos 3 e 2 da era cristã. Nessa época ocorreram diversas conjunções envolvendo Júpiter, começando com uma conjunção com Vênus em agosto de 3 a.C., seguida por três conjunções seguidas com Regulus, e terminando com mais uma conjunção muito próxima com Vênus, em julho de 2 a.C. Essa série de eventos teria chamado a atenção dos reis magos que teriam, então passado a seguir na direção de Júpiter. Segundo essa interpretação, portanto, Júpiter teria sido a estrela guia, ou estrela de Belém.

COMO OS JUDEUS CONTAVAM O TEMPO:

O calendário judaico é lunissolar, i.e., os meses seguem as fases da Lua, porém leva-se em conta as estações do ano.

O mês lunar compreende o tempo que decorre de um Novilúnio até o próximo, consistindo de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3,33 segundos. Como é impossível incluir num mês períodos fracionados como meios dias, horas e minutos, calculamos normalmente os meses de 29 e 30 dias, alternadamente. Desta forma resolve-se o problema das 12 horas excedentes que, uma vez são abatidas do mês de 29 dias e outra vez acrescidas no mês de 30 dias.

Asraael 01/03/2011 16:36 1 0

quem exatamente eu não sei mas os povos antigos usavam o relógio solar, a ampulheta, relógio d’água, o próprio sol, as estrelas, uma variedade de coisas que nem eu sei…

Florzinha 01/03/2011 16:51 1 2

EGÍPCIOS:
O mais antigo calendário solar foi desenvolvido no Egito por volta de 2773 a.C.
o ano egípcio retrocedia em um ciclo de 1460 anos com respeito ao ano trópico. Esse período era conhecido como “ciclo sótico”. Havia três estações determinadas pelo fluxo do Nilo: Cheias; Semeio e Colheita. A relação entre as estações definidas pelo Nilo e as estações naturais era feita pelo nascer heliacal da estrela Sirius, conhecida dos egípcios pelo nome de Sothis. A primeira aparição da estrela no céu da manhã, depois da sua conjunção com o sol determinava o início da contagem das estação das Cheias. Hoje a conjunção de Sirius com o sol se dá em 2 de julho e a primeira aparição subseqüente no céu da cidade do Cairo é em 10 de dezembro. A origem deste calendário foi lunar. Ele regulava os festivais em função das fases da lua. Aparentemente “ajustes” foram feitos, a posteriori, para conformar tal calendário a uma relação fixa com o calendário civil.

GREGOS:
Surgiu durante o Neolítico e o calendário egípcio foi reconhecido pelos astrônomos gregos e tornou-se o calendário de referência da astronomia por muito tempo. Copérnico usou-o para construir suas tábuas da lua e planetas.

CHINESES: como fazem a contagem não sei, só sei que eles tem o calendário mais antigo.

ASTECAS: Uma das mais notáveis invenções do povo asteca foi um sistema de medição do tempo baseado na combinação de vários calendários. O calendário ritual, o tonalpohualli, era de 260 dias e tinha uso divinatório. O calendário solar tinha 18 meses de vinte dias, aos quais se somavam cinco dias nefastos para completar os 365. A cada 52 anos o início dos calendários coincidia com o que começava um novo “século”. Além disso, havia um calendário baseado no ciclo do planeta Vênus, que coincidia com os demais a cada 104 anos. Os astecas desenvolveram também a astronomia e a matemática, na qual empregavam o sistema vigesimal.

ROMANOS: O primeiro calendário romano era um calendário lunar com dez meses, começando no equinócio da Primavera, implantado, segundo a lenda, por Rômulo, o fundador de Roma aproximadamente em 753 a.C..
Neste primeiro calendário romano, o ano tinha 10 meses de 30 ou 31 dias, que totalizavam 304 dias e os demais 61 dias que coincidiam com o inverno não entravam no calendário havendo pouco interesse de acompanhamento temporal neste período do ano.

Gustavo Jipeiro 01/03/2011 16:54 0 3

Guitarras

jryirey7o68oryor 07/02/2013 21:30 1 0

egipicios pelo sol

Responder