Anônimo 05/05/2010 03:05 Répteis
Avatar

Como fazer uma encubadora,minha tartaruga botou 7 ovos maius minha cachorra comeu 1 >:(?

è minha primeira vez que a minha tartaruga bota, ela ja havia botado em outra casa de outra pessoa.
Mas em casa e a 1° vez entao ela enterro mais 3 ficaram meio que pra fora pela metade quase eu devo cubrir com areia ou dexar . nao quero que me mandem site ou pesquisa quero de pessoas experientes que tem tartarugas a elas sao jabutis valendo 10 pontinhos e 5 estrelas

4 Respostas

Isabela 05/05/2010 16:18 0 0

olha, sinceramente, eu tenho uma tartaruga, mas ela nunca botou ovos, mas eu acho q não devia colocar mais terra, deixa daquele jeitinho q ela enterrou, a unica coisa a fazer é afastar a cachorra pra ela não comer mais um ovo.

paulo.carpediem 05/05/2010 16:42 0 0

Comece por dar comida pro cachorro se não ele vai comer os outros ovos também

Jabuti Man 05/05/2010 18:28 0 0

Amanda,

Você esqueceu de dizer se a jabota teve ou tem contato com jabuti macho, vou considerar que sim.
Então, os ovos podem sim, serem retirados do local onde foram postos, de maneira cuidadosa, devendo marcá-los com um lápis (grafite) para que não mudem a posição que estava no ninho, mesmo os que ficaram de fora deve continuar com mesma posição para cima quando colocados no ninho, seja no local onde foram postos ou em outro lugar. Anote a data da postura em um calendário.

O ninho não deve ficar em um local onde bata sol o dia todo, o ideal é um local onde tenha um pouco de sombra, e não pode ser totalmente seco, pode ser umidecido com um pouco de agua pela manhã, de vez em quando.

O ninho pode ser cavado com aproximadamente 10 cm de profundidade, se for feito na terra, você pode pegar um pouco de areia para cobrir o ninho porque ajuda a não compactar. Coloque os ovos no fundo do ninho e cubra com a areia.

Precisa ter cuidado com raízes de árvores que costumam trincar os ovos e matarem os embriões. O ideal é que abra o ninho pelo menos uma vez no mês para olhar. É assim, você abre a areia com cuidado, retira os ovos e põe ao lado com a marca feita com lápis para cima, verifica se não tem raízes e volta com os ovos.

Se os ovos estiverem com cheiro de estragados vai ter que descartá-los. Se estiver catingando você pode quebrá-lo dentro de uma sacola só para saber se chegou a ser fecundado ou não.

Os filhotes nascem em seis ou nove meses.

Quanto a incubadora, a melhor forma é a usada para pintinho, sendo que tem que travar o sistema de virar os ovos porque os ovos de jabuti não podem mudar da posição em que foram postos no ninho. Ela tem que ser regulada em 28g. Nesse caso nascem com aproximadamente cinco meses.

A incubadora não é muito eficiente em época quente porque a temperatura fica acima de 28g e não faz bem para o embrião.

Cheguei a conclusão que em lugares quentes é até melhor a incubação natural. A minha região é muito quente e só poderia usar a incubadora no inverno porque a temperatura vai se manter nos 28g.

Não acho bom fazer a chocadeira, o melhor é comprá-la pronta, é so pesquisar na net.

Não desanime que você vai aprender o manejo com o tempo, desejo boa sorte para você e seus jabutis.

marcia 28/11/2012 13:38 0 0

mas tem que por água na area quando o interra o ovo

Responder