Anônimo 30/12/2010 06:12 Peixes
Avatar

como faço o acasalamento do peixe beta?

eu quero comprar dois betas
e quero fazer o acasalamento
como posso fazer isso
é possivel sim pq a reprodução da espécie depende disso

6 Respostas

Stephany 30/12/2010 6:52 0 0

Acho que não é possível isso não,pois esse peixe tem que ficar sozinho no aquário,ele não pode ficar junto com outro peixe.

dermeval 30/12/2010 7:21 0 0

Meu irmão já fez e pelo que me lembro tem que colocar em um tanque e não no aquario, manter uma certa temperatura (não sei qual) e principalmente tem que colocar uma tela fina no fundo do tanque a uns 5cm do fundo, que não dê pro casal de betas passar, para depois que os betinhas nascerem terem pra onde ir sem serem devorados pelo macho.

Lucas 30/12/2010 7:49 1 0

eé simples vou te esplicar
Bem primeiro de tudo compre dois bettas ( de preferencia da mesma idade e o macho maior que a f~emia pois facilita o abraço nupcial)

Primeiro passo: Deixe-os saudaveis

Então deixe-os em aquarios deparados (q eles naõ possam se ver) e alimente seus peixes para que tornem-se saudaveis e com cores vibrandes 9de manha dea ração, de tarde de a eles coisas como artêmia, Bloodworms q vc encontra esse animas secos nas lojas, eles são bem pequenos, ou de minhocas picadas em pedaços bem pequenos) e por fim a noite de outra ração… Assim seu betas ficara saudaveis, faça isso durante duas ou tres semanas…
Durante essa alimentação coloque um espelho nafrente de seus peixes para treinar a agressividade, mas atençãonão deixe o espelho durate muito tempo, um minuto no máximo… faça isso duas veses por semana, Pq? Pq quando o seu beta ver uma femis ele irá
fi9car mais ecitado…

2 passo: o acasalament

Agr que seus peixes estãosaudaves vc pode reprodusí-los, mas primeiro pense nas cores de seus filhotes, se quiser uma cor unifoorme pegue dois betas da mesma cor, ou se prefirir pegue dois betas e cors diferentes que nacerão de várias cores

1 – pegue seu beta macho e coloque em um aquariogrande (20 L), mas deixe apenas 15 cm deprofundide de agua
2 – coloque uma planta que flutue para ele usar como ninho(ninféias-vermelhas,flor de lótus, enfim tm várias)
3- pegue uma garrafa pet transparente e faça umcrte paracolocar a femia dentro e faça vários furinhos, mergulhe a garrafa pet no aquario do betta macho e os urinhos na garrafa farã entrar agua dentro e coloque a femia então na garrafa
4- agr q a femia e o macho estão no mesmo aquario, o macho fara o ninho de bolhas (oq pode demora 24hrs)
5 quando a feia estiver com o peito estufado (q são os ovos) vc pode soltá-la e eles omeçaram o abraço nupcial
6 os ovos irão sair da femea e cair ao chão (agr vc tira a femia do aquario) e o macho irá juntar e coloca-los as bolhas…
7- ele ira cuidar dos ovos durante 4 dias e nesses quatro dias ele nao vai comer(porisso eles devem ser saudaves)
8 -dps de os 4 dias9ou quando os filhotes começarem a nadar na horizontal, retire o macho e va em uma loja e procure por comida liquida de alevinos e cuide bem deles, eles vãoficar até 11 semanas no aquario..

esqueci de avisar
coloque uma cartolina preta no fundodo aquaro(para o macho poder visualisar melhor os avos
coloque um aquecedor noaquario de 10w para manter a temperatura entre 25 a 30 graus, nao pode ser maior ou menor,para isso vc precisa deum termostato
e vc vai precisar de uma lampada fluorecente de 10w ou aquelas luminarias de aquario (mas são caras, por isso eé melhor a lampada)

boa sorte com os alevinos *-*

Lucas Weilor 30/12/2010 9:45 0 0

Ola amiga nao li muito ai em cima nao vi o q escreverao mas vou falar resumidamente

a femea a com pouca cauda ira inchar a barriga depois disso espere por um dia e pegue uma pet e fure ela com pequenos furos so pro macho sentir o cheiro dela e fazer o ninho

no outro dia solte ela da garrafa, o betta macho vai bater nela um pouco ai ela vai se render e ir para o ninho, se ela nao parar de correr e o macho der mais q 4 ou 5 pancadas ponha ela no litro e espere mais um dia

depois se ela deixar o macho ira abraçala em volta ele tem q ser maior q ela, isso se chama abraço nupsial, depois ele ira expremela e caira os ovos e ele pega com a boca e poe no ninho, como o amigo ai de cima falou é bom uma castolina ou fundo preto pois os ovos sao brancos, ela ira ajudar tambem, deixe a agua com uns 15 cm de autura pra eles nao cansarem de ir e voltar no fundo

fique de olho apesar disso durar um dia, vc pode por esconderijos e plantas pra ela se esconder pois qndo acaba ele quer matar ela

depois disso é so esperar, ponha o termostato em 28 graus, os alevinos nascerao e irao ficar encostado com a cabeça nos ovos, qnd eles comessarem a dadar verticalmete tire o macho pois ele come seus filhotes, nos primeiros dias alimente os com infuzorios é bem simples de fazer depois de uma semana ou menos pode dar artemias essas sao meio complicado vou te pasasr um tutorial

http://ftbettas.blogspot.com/2009/11/como-eclodir-cistos-de-artemias.html

amiga infelizmente nao consegui achar o site q por mim era o melhor com fotos nitidas e explicativas entre nesse pra saber mais dos bettas

http://www.agostinhomonteiro.com.br/nws_dicas_028.php

Betta Splenden 30/12/2010 9:58 0 0

Em geral os Bettas splendens já estão prontos para o acasalamento por volta dos 5 meses de vida.

Se reproduzem facilmente e geram proles numerosas (mais de 300 alevinos em cada ninhada – nem todos sobrevivem, mas um número expressivo vinga).

O cortejo e o acasalamento oferecem um espetáculo belíssimo e arrebatador de se assistir.

Comumente o macho é colocado num aquário pequeno (+/- 20 litros) com coluna d’água de aproximadamente 10 cm (vide condições ideais da água em “Manejo Básico”), 10 dias antes da lua cheia, para começar a se sentir dono do território.

Depois de 2 dias, aproximadamente, a fêmea é introduzida no aquário, mas dentro de um vidro transparente, sem fundo, onde é vista, mas não tocada pelo macho.

Neste momento o macho já está com o ninho totalmente pronto (enorme colchão de bolhas) e é hora de libertar a fêmea (com cuidado para não agitar a água e desmanchar o ninho de bolhas), que deverá ter, a esta altura, um comportamento submisso, se deixando levar para baixo do ninho.

É conveniente providenciar abrigo para a fêmea se proteger, caso o macho se mostre muito violento ou ela ainda não esteja totalmente pronta para o acasalamento. Podem ser: pedras sem arestas, seixos de rio, plantas aquáticas naturais (musgo de java, samanbaia d’água, etc) ou até cotovelos de PVC, como na foto acima.

Os dois ficam algum tempo nas preliminares mas logo acontecerá o primeiro de vários abraços delicados e suaves que o macho dará na fêmea, espremendo-a para liberação dos ovos, fertilizando-os neste instante.

Os ovos, dezenas de cada vez, são expelidos e vão caindo lentamente no fundo do aquário. Geralmente a fêmea fica meio atordoada por alguns instantes e enquanto se recupera, o macho vai coletando em sua boca, ovo por ovo e depois os deposita no colchão de bolhas. Estas rotinas de abraços, posturas, fecundações, coletas, acomodação dos ovos se repetem por várias vêzes.

Concluída a postura, a fêmea é retirada do aquário por que o macho assume a guarda do ninho, se preciso com bastante violência, não permitindo a aproximação da fêmea. No habitat natural ela naturalmente guardaria distância segura do macho, mas confinada no aquário, poderá ser morta.

Pelos próximos 2 (dois) dias, o macho protege e arruma o ninho o tempo todo. Após o nascimento dos alevinos, por mais 2 (dois) dias ele pega os filhotes que caem do ninho e os recoloca no colchão, até que já possam se virar sozinhos. Neste momento quem é retirado do aquário de procriação é o macho, senão os alevinos é que correm perigo de ser devorados pelo pai.

aquario e cia 02/01/2011 18:46 0 0

:: Reprodução Simplificada ::

Reproduzindo
Neste tópico vou mostrar através de algumas dicas minhas e uns desenhos (não são dos melhores mais ajudam a entender, risos), um meio de reproduzir seus bettas sem muitas complicações.
Ambiente para reprodução.
Medidas do aquário: 35(comprimento) x 20(largura) x 20(altura). Mais se coloca-los num de 25 x 15 x 15 também dá certo, só vai exigir mais higiene do aquário e alguns cuidados a mais.

Figura 01
Na figura 01 temos o aquário com medida de 35x20x20, uso uma garrafa pet de 2 litros cortadas no gargalo e no fundo para que quando retirada não mecha muito na água para não destruir o ninho de bolhas, o isopor serve tanto de estímulo como de proteção para o macho fazer o ninho abaixo dele.
Depois de passado 24 horas para o macho fazer o ninho, retire a garrafa pet e deixe a fêmea com o macho até 2 dias, as vezes reproduzem antes disso. Separe a fêmea depois que os abraços tiverem terminado ou caso macho a machuque, como se a estivesse expulsando. Caso não acasale em 48 horas, separe os dois e em 15 dias repita o processo. Se o macho estiver batendo muito na fêmea é bom usar um cotovelo de cano para a fêmea se abrigar.
Depois de desovado, separe a fêmea e deixe o macho com os filhotes durante 3 dias após o nascimento deles ou até que eles comecem a nadar na horizontal.
Com 4 dias de nascidos inicie a alimentação com cisto de artêmia.
Abaixo figuras de acasalamento na minha criação.

Macho apertando a fêmea para liberação dos ovos. (Abraço Nupcial)

Macho coletando os ovos para coloca-los no ninho de bolhas que ele fez embaixo do isopor.

Macho colocando os ovos recolhidos no ninho.

Macho cuidando do ninho.
Obs: Depois que eles tiverem terminado de acasalar geralmente o macho bate na fêmea, esse é o momento para retira-la.
Espero de alguma forma te-los ajudado com o que disse nesse tópico.

:: Reprodução Simplificada ::

Reproduzindo
Neste tópico vou mostrar através de algumas dicas minhas e uns desenhos (não são dos melhores mais ajudam a entender, risos), um meio de reproduzir seus bettas sem muitas complicações.
Ambiente para reprodução.
Medidas do aquário: 35(comprimento) x 20(largura) x 20(altura). Mais se coloca-los num de 25 x 15 x 15 também dá certo, só vai exigir mais higiene do aquário e alguns cuidados a mais.

Figura 01
Na figura 01 temos o aquário com medida de 35x20x20, uso uma garrafa pet de 2 litros cortadas no gargalo e no fundo para que quando retirada não mecha muito na água para não destruir o ninho de bolhas, o isopor serve tanto de estímulo como de proteção para o macho fazer o ninho abaixo dele.
Depois de passado 24 horas para o macho fazer o ninho, retire a garrafa pet e deixe a fêmea com o macho até 2 dias, as vezes reproduzem antes disso. Separe a fêmea depois que os abraços tiverem terminado ou caso macho a machuque, como se a estivesse expulsando. Caso não acasale em 48 horas, separe os dois e em 15 dias repita o processo. Se o macho estiver batendo muito na fêmea é bom usar um cotovelo de cano para a fêmea se abrigar.
Depois de desovado, separe a fêmea e deixe o macho com os filhotes durante 3 dias após o nascimento deles ou até que eles comecem a nadar na horizontal.
Com 4 dias de nascidos inicie a alimentação com cisto de artêmia.
Abaixo figuras de acasalamento na minha criação.

Macho apertando a fêmea para liberação dos ovos. (Abraço Nupcial)

Macho coletando os ovos para coloca-los no ninho de bolhas que ele fez embaixo do isopor.

Macho colocando os ovos recolhidos no ninho.

Macho cuidando do ninho.
Obs: Depois que eles tiverem terminado de acasalar geralmente o macho bate na fêmea, esse é o momento para retira-la.
Espero de alguma forma te-los ajudado com o que disse nesse tópico.

Responder