Anônimo 10/10/2010 07:10 Jardinagem e Paisagismo
Avatar

Como cuidar de um pre-bonsai Acerola?

Tenho um bonsai acerola a recentemente fiz a poda, a aramação e troca de substrato reenvasando o mesmo em um vaso de barro (vaso de aprendiz). O substrato, embora esitvesse bem adubado, estava muito úmido e empelotado…entao, na hora de reenvasar, coloquei no fundo, cascalho/areia, entao veio a terra que ja estava no pré bonsai em seu vasilhame original, e depois completei nas laterais e um pouco por cima com mais cascalho/areia. A água agora escoa bem, mas parece que todo esse procedimento foi muito agressivo pra planta….hoje pela manhã notei que ela sentiu muito, algumas folhas menores secaram e as maiores deram uma murchada. passei pasta dental nas feridas da poda, disseram que ajuda na cicatrização e evita criação de fungos.

Agora quero saber se devo deixa-la no sol para se recuperar ou se seria um erro fazer isso…não conheço bem a espécie e gostaria de aprender mais sobre o tratamento que essa requer.

Obrigado

educvale@gmail.com

2 Respostas

ig662 10/10/2010 15:16 0 0

não coloque no sol ,não deixe tomar vento durante 3 dias ou + deixe num lugar fresco e mantenha terra sempre úmida,para ajudar use enraizante

Anderson Porto 11/10/2010 6:00 0 0

Você fez muitas coisas de uma vez só, o que faz a planta sentir muito.

Para salvá-lo você deve retirar todas as folhas grandes e deixar o vaso na sombra, em local sem ventos. O substrato deve ficar úmido somente, ok? Ah! Não adube agora, em hipótese alguma!

Tenho 3 bonsai de acerola e recentemente fiz um envase de um, que perdeu todas as folhas. Bastou deixar na sombra para que nascessem novas folhas em aproximadamente 30 dias.

Depois que ele estiver novamente com novas folhas, aí sim vá deixando ele receber iluminação mais forte, 1 hora de luz pela manhã, depois duas, até que ele possa pegar sol direto.

Responder