Anônimo 04/02/2011 08:02 Aves e Pássaros
Avatar

Como cuidar de um filhote de passarinho?

Hj de manhã eu vi um filhote de passarinho na minha janela (nao sei a especie…). Acolhi ele dentro de uma caixa de sapato com furos e com um pano para simular o ninho. Botei agua e arroz cozido, pórem ele nao sai do canto da caixa e nao come nada D: Oq devo fazer?

7 Respostas

Ednaldo Jose 04/02/2011 8:17 1 1

da comida na boca dele pesquise no google o nome dele e coloquei

Rafael 04/02/2011 8:41 2 1

Cara, é importante alimentá-lo corretamente para que ele se fortaleça e assim possa voltar a viver na natureza.

Eu já cuidei de 3 filhotes de pássaros que apareceram aqui em casa (um filhote de pardal e dois de cambacicas, também conhecidos como sebinhos) e depois de alguns dias todos conseguiram voar e voltar a viver livremente.

Para isso a melhor ração para filhotes é a CC-Albium (vide em http://goo.gl/RwvUa ), que vem em forma de um pó a ser misturado com água filtrada morna para obter a consistência de um mingau mole.

Existe também a ração para filhotes Alcon Club Papa (vide em http://goo.gl/EFQLK , veja qual versão se adequa ao seu filhote).

É preciso preparar apenas a quantidade de comida que o filhote irá comer no momento, portanto prepare em algo em torno de uma colherinha de café de pó da ração a cada vez.

Quando a ração ficar no ponto de um mingau mole, coloque em um conta-gotas para poder servir no biquinho do filhote. O mais prático é usar um frasquinho plástico de remédio que já tenha um bico conta-gotas, mas lave cuidadosamente o frasco por várias vezes para que não sobre nenhum resíduo do remédio.

O filhote comerá só esse tantinho por vez, mas precisa ser alimentado várias vezes durante o decorrer do dia, mais ou menos da mesma forma que seria se os pais estivessem cuidando do filhote na natureza. Eu tentava manter uma rotina de dar comida de hora em hora, o que foi MUITO trabalhoso.

Sobre a água, normalmente os filhotes não necessitam dela porque o mingau mole tem líquido suficiente para mantê-los adequadamente hidratados, mas se o clima estiver muito quente você pode oferecer água (filtrada) no conta-gotas.

Quando ele estiver mais fortinho, procure soltá-lo em um quartinho ou mesmo no banheiro com a porta e janela fechadas para que ele possa treinar o vôo.

CUIDADO para proteger os lugares perigosos onde ele possa cair acidentalmente como a privada ou atrás de móveis, por exemplo.

Giramundo B 04/02/2011 9:09 0 2

O Rafael disse tudo, mas gostaria de salientar um item importante: a temperatura da papinha devera estar em torno dos 37C, uma vez que a papa fria causa hipotermia na ave, impedindo que ela possa realizar a digestao e papa muito quente acaba queimando a garganta dela.

fabiano 09/01/2013 22:37 1 0

Achei um ninho caído de cambacica, ele esta com um pouquinho de pena fiz uma base com uma lampada incandescente e estou mantendo ele aquecido, amanha vou no pet ver se consigo alguma alimentação para ele.

Obrigado Rafael ajudou muito cara!!

bruno 23/12/2013 18:09 0 0

meu pai achou um cambacica filhote na rua e ele me trouce para mim e entao eu o botei em uma caxa de papelao bem grande e alta fiz u puleiro peguei palha e fiz um ninho e ele mas ele nao gostou entao peguei uma casinha que minha vó fez e ele gostou peguei um pirex e botei um mamao uns tres pedaços e ele come e tambem botei uma tampa de um pote botei agua e ele toma mas hoje ou amanha vou comprar uma mamadeira de agua para dar para ele.

sonia cristina 15/02/2014 11:45 0 0

eu achei um e não sei oq dar pra comer

werika 19/02/2014 18:31 0 0

eu tbm achei um filhote de passarinho q nem sei qual é a raça,peguei ele coloquei ele numa caixa de sapato e fiz furinhos na caixa,agora nao sei o que dar pra ele comer!!!

Responder