Anônimo 21/09/2010 06:09 Jardinagem e Paisagismo
Avatar

Como cuidar de lírios?

Fui uma vez ao interior e vi varias flores brancas achei bonitas e desenterrei algumas, vi que tinha um tipo de cebola, o povo la do interior não sabia o nome, eu pesquisei na internet mas não achei nada, todo ano no inverno ela botava a tal flor branca.
Faz uns 3 anos e hj eu descobri que o nome era lírio branco. Não sei se é esse o nome mesmo pq faz tempo que não bota a flor e nem lembro dela direito mas tenho uma vaga lembrança que era Branca.
Queria saber como cuida e se ele so bota uma flor por ano mesmo.
Moro em Teresina/PI, aqui é quente na maior parte do ano faz 35°C em media durante o dia, deixo ela fora de casa onde da o sol quase o dia todo, seria melhor cultiva a planta a meia sombra ou deixa do jeito que esta mesmo.
Ja mudei o liro de vaso muitas vezes mas nunca adubei, qual o adubo que eu uso.
Aqui ainda esta no verão, ela so bota no inverno que é quando chove mais, mais ou menos de novembro pra dezembro, dps que bota a flor eu faço oq?
E a flor da sementes??
as “hastes” ja cairam, tem 2 brotinhos de folhas

Tags: ,

2 Respostas

Tylgreen 21/09/2010 10:09 0 0

A “cebola” que vc falou chama-se BULBO. É a estrutura de reprodução do lírio e de muitas outras espécies de plantas ornamentais como agapanto, amarílis, gladíolo e narciso. Esse tipo de planta precisa de um período de frio pra induzir a floração, por isso faz tanto tempo que vc não a vê florida. Não vai ser muito fácil vc conseguir produzir flores mas aqui vai uma tentativa:

1. Pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente, ainda no vaso;

2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte úmido (pode ser areia esterilizada, por exemplo) . Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.

3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.

Com relação às sementes, é possível que a flor gere um fruto sim, mas esqueça as sementes. Para germiná-las seria mais difícil ainda.

Girafa Azul 26/09/2010 22:13 0 0

compre um novo natural na Girafa Azul ou compre um Artificial na Girafa azul Também tem olha no site http://www.girafaazul.com.br

Responder