Anônimo 03/03/2011 09:03 Ajuda para Lição de Casa
Avatar

como a capoeira foi e e praticada atualmente?

ola, estou fazendo um trabalho de educação fisica, e não consigo achar esse topico no google!
quem me passa uma resposta certa eu prometo dar 10 pontos e 5 estrelas!

2 Respostas

Roveba 03/03/2011 9:24 0 0

Espero muito que eu consiga te ajudar!!!

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Atualmente a Capoeira é normalmente praticada como um esporte ou simplesmente folclore para perservar as tradições.

Edilenekelly Dfc 03/03/2011 9:25 0 0

História da capoeira

A capoeira, arte e dança brasileira,tem suas origens na África,no pais de Angola,com o povo Bamgu.O Brasil deu a essa luta Africana toda sua peculiaridade, seu jeito e expressão,segundo o historiador Antão de Sousa,em meados dos anos 60 historiou que na Africa,em Angola,sul do pais,conheceu uma luta antiga das tribos existentes no
passado. Havia uma manifestação que se chamava N”GOLO, naquela região dos mucupes,no sul de Angola,era uma dança onde seus praticantes não se agarravam apenas usavam os pés como defesa e ataque contra seus oponentes.
O N”golo ou dança da zebra como era conhecida entre os Capoeiristas, segundo o mestre João Pequeno.
No Brasil,os primeiros escravos chegaram por volta de 1549, depois de uma tentativa fracassada de escravizar os indios na mesma época. Foi fundada a cidade de Salvador pelo então fidalgo português Thomé de Sousa,no dia 02 de julho de 1549.
Na chegada à Bahia os Africanos de diferentes Nações,entre eles os povos Bantú,Nagô,Daomé,Dengê,Congo e Guiné que chegavam nos porões de navios,que partiam da cidade baixa,no centro de Luanda,capital de Angola pelo portão denominado:Porta do Nunca Mais.
Ali,uma vez que saia daquela terra nunca mais retornava. No continente Africano tinha dois portões com a mesma função, um em Angola e o outro em Benim. Na chegada ao Brasil eram vendidos como mercadorias, suas etnias foram misturadas,dificultando assim sua comunicação linguística.
Alguns historiadores relatam informalmente que a arte e luta capoeira nasceu nos porões dos navios na travessia do Oceano Atlântico,mas o que podemos mesmo crer é que suas origens são africanas.
No Brasil Imperial de D.pedro I e II,a capoeira já era muito famosa com seu jeito adaptado ao territorio de portugal, na america do sul era praticada entre os capitães da guarda.
Entre eles o próprio D.pedro II tinha a pratica da capoeira para sua segurança propria nas noites da capital do Imperio,então Rio de Janeiro.
Em 1860 quando entrou em vigor a lei que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos no Brasil,a lei do ventre livre, a capoeira começa a ganhar um carater multiracial sendo praticada por todas as massas,nas ruas,becos e largos,deixando as fazendas de café e os engenhos de açucar,ganhando as periferias das cidades mais
importantes do Brasil, como Salvador com 70% da sua população negra ganha maior
destaque seguida pelo Rio de Janeiro por ser a capital do pais.
Recife tambem teve sua importancia na historia.

Responder