Anônimo 14/01/2011 10:01 Gatos
Avatar

Com quanto tempo um filhote começa a comer?

Tenho 2 filhotes de 1 mês e quase 10 dias que não querem comer. Quero começar a desmamar eles mas não consigo fazer eles comerem ração, eles só querem leite da mãe.

Tentei dar aquele sashe da whiskas e eles comeram um pouco mas sei que faz mal se comerem todos os dias, dei uma vez só. Quando dou ração eles comem uns 2 e não querem mais.

O que devo fazer para eles comerem ração? Qual melhor dica para fazer eles desmamarem?
Qual ração devo dar, a seca ou a úmida?

6 Respostas

mds_lucas 14/01/2011 10:32 0 0

Os gatos necessitam:

*boa quantidade de proteínas e gorduras (carnes, peixe, aves, vegetais, soja)

*hidratos de carbono, sais minerais, vitaminas

*água: No estado selvagem os gatos bebem pouca água. A carcaça das presas que come possuem 70% de água.
Já os gatos domésticos precisam de água fresca e sempre disponível, principalmente os que se alimentam de ração seca.

*grama: Ou verde. É um elemento importante na alimentação dos gatos. No ambiente selvagem, ingerem alimentos verdes junto com a presa. O verde contém vitaminas e ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo.

*Taurina: A Taurina é um produto final do metabolismo de 2 aminoácidos. Está envolvida na formação e funcionamento da retina e nos gatos também com a formação de sais biliares.
Sua deficiência resulta em degeneração da retina e cegueira. Essas alterações demoram longo tempo para ocorrer, cerca de 1 ano com uma dieta insuficiente em Taurina.
Diferente dos outros animais, os gatos não conseguem sintetizar a Taurina. Ela é encontrada em produtos de origem animal. As rações atualmente vêem com um bom suprimento de Taurina.

*Vitamina A: O gato é incapaz de converter beta-caroteno em vitamina A, por isso necessitam de fonte pré-formada da vitamina. A função mais conhecida da vit. A é com relação à visão, mas também é importante para o crescimento normal das celulas epiteliais, crescimento ósseo e dos dentes.
O excesso da vitamina A também causa doença, como doença óssea, gengivite e perda de dentes. Isso pode ocorrer por excesso de suplementação ou por ingestão excessiva de fígado.

Ração em lata

Têm a vantagem do sabor e umidade, mas é mais cara do que a seca, contribui para a formação de tártaro nos dentes, dá mau-hálito, fezes com mau cheiro, podem ocasionar gases e fezes moles. Se estragam com mais facilidade quando deixadas no prato, e os pratos devem ser lavados todos os dias.
Recomendada para animais que necessitam de reposição de líquidos, animais com inapetência.

Ração Seca

Os gatos alimentados com ração seca necessitam de mais água, têm menos tártaro nos dentes, é mais barata e deixa menos cheiro na boca e nas fezes. Os pratos permanecem limpos e a ração não estraga com facilidade e as fezes ficam firmes.

Leite

Muitos gatos têm intolerância à lactose e podem apresentar diarréia.

Ração para cães

Não é apropriado para gatos, já que possui ingredientes balanceados para cães e não para gatos. Cada espécie necessita de uma quantidade específica de nutrientes, para boa manutenção de seu organismo. Um gato alimentado com ração para cães por um longo período de tempo, poderá ficar seriamente doente.

Restos de comida

Podem até agradar seu gato, mas não contém os ingredientes necessários para uma boa nutrição.

Ossos

Não há problemas em dá-los ao seu gato, desde que sejam grandes e não soltem lascas, como os de boi. NUNCA dê ossos de galinha ou de porco, seus fragmentos podem grudar na boca, garganta ou estômago e perfurar o intestino do seu gato.

Carne

A carne não faz mal, mas não possui todos os ingredientes necessários para o seu gato.

Fígado

Diariamente e em grandes quantidades pode intoxicar seu gato por vitamina A e causar diarréia.

Suplementos vitamínicos e minerais

Se seu gato tem uma alimentação balançeado, como ração, não necessita de suplementos.

Peixe Cru

Alguns peixes crus podem causar deficiência de Tiamina. Os peixes crus possuem Tiaminase, que destróis a Tiamina Vit B1. O calor do cozimento, destrói a Tiaminase presente na carne do peixe.

Érica 14/01/2011 10:34 0 0

Se eles estão seguros onde estão, recomenda-se que se desmamem por volta de 10 semanas de idade. Com 4 semanas eles já têm dentinhos e podem começar a comer alimentação pastosa. Isso é muito importante para poder realizar um desmame gradativo, ideal para os filhotes e para a mãe. Eles irão diminuindo as mamadas gradualmente, a medida que recebem alimentação. Isso ajuda mãe e filhotes a se desligarem aos poucos. Se você retirar todos de uma vez só, sem uma preparação, a mãe irá sofrer muito sentindo a falta dos filhotes e ainda produzindo muito leite, que pode empedrar. Se eles forem diminuindo as mamadas aos poucos, a produção do leite irá diminuindo aos poucos também, sem causar problemas para a mãe. Além do que, nesses primeiros dias, o leite da mãe é muito importante.
Não se esqueça da vermifugação a partir de 4 semanas de vida. Não use remédios fortes nessa idade, porque causam diarréia intensa e desidratação.

Mychelle 14/01/2011 10:54 0 0

com 1 mês? desmamar? fico louca? eles morrerão se desmamar com essa idade. Não se desmama um cão, ele faz isso sozinho.

Aos 3 meses, 2 se ele se sentir melhor, ele parará de mamar sozinho. E começará a comer ração, a qual até os 5 meses deve ser misturada ao leite para ficar melhor para ser digerida.

Se você desmamar um cão com essa idade, sua taxa de nutrientes, e isso inclui (cálssio, vitaminas A, B, C, e E). E sem esses nutrientes haverá uma baixa na resistência da flora intestinal do cão, fazendo com que ele fique muito fraco, e possa pegar diversas doenças. Isso inclui (diabedes, cinomose, babosa).

Espero ter ajudado! =)

súú... 14/01/2011 11:35 0 0

Para todos aqueles que são amante de cães o momento que causa muitas dúvidas é quando e como realizar o desmame do seu cachorro filhote.
O período em que o cão ainda mama é uma parte importante para o crescimento do cachorro. A qualidade do alimento oferecido é crucial para garantir todo o potencial genético do seu cãozinho.

É necessário compreender que para os cães o momento do desmame é um fator de estresse, tudo que é novidade para o cão gera um desafio e principalmente para um filhote que está conhecendo um mundo novo.

Assim como as crianças humanas, os filhotes de cachorro também tem uma fase em que a primeira alimentação fortalece o seu sistema imune (responsável por proteger de doenças), daí a importância de completar o ciclo da amamentação.

Mas, muita gente não sabe quando é que se deve oferecer uma comida mais sólida para o cãozinho, Então aqui vai a dica:

A partir da 4° semana de vida o cãozinho começa a ficar mais interessado no ambiente que está a sua volta, então é nesta hora que o leite oferecido pela cadela já não é o suficiente para suprir suas necessidades. O corpo do seu cão nesse momento está passando por algumas mudanças e você já pode oferecer algo mais sólido.

E antes que alguém me pergunte o que dar para o filhote que não toma mais leite (rsrs), você encontra no mercado, rações para cachorro apropriadas para essa fase de vida do seu cachorro (PremieR Papinha Desmame).

Agora veja esse vídeos onde o adestrador on-line mostra o momento da 1° refeição sólida de alguns filhotes.

Sandrinha 14/01/2011 12:06 0 0

estamos falando de filhotes de gatos ou de cães????
tem gente respondendo mencionado filhotes de cães… Não entendi nada!!!!!

eles devem comer a ração e continuarão mamando mais um pouco… isso é normal…
O que vc pode fazer para animar eles comerem a ração seca é comprar aqueles potinhos de sopinha de bebe da Nestle e misturar um pouco na ração seca, até que eles se acostumem e depois ir diminuindo a sopinha so ficando na ração. procure dar uma boa marca de ração. Tente a catchow filhotes que é bem palatável e contem leite em pó (provavelemnte de gatas…rsrsrsrs) pois os meus gatinhos adoram…
So doe ou venda os gatinhos depois de 60 dias.

Ju Perry 15/01/2011 15:56 0 0

Bom, é normal que os filhotes demorem a comer de forma satisfatória…Nos primeiros dias ou nas primeiras semanas, não comerão mais do que apenas alguns graos de ração, mas é preciso insistir, todos os dias no mesmo horario deves coloca-los diante da vasilha de comida e deixar q fiquem a vontade, aos poucos, conforme vão crescendo vão passar a comer mais, deixando de serem tão dependentes do leite materno…Lembrando q o processo de aprender a comer se inicia aos 30 dias de vida e se estende até os 60 dias de vida, apenas depois de 60 dias é q poderão ser desmamados, pois nesta fase mesmo q ja estejam comendo o leite materno é fundamenta para que cresçam fortes e saudaveis!!!
Tente variar a ração, dar tanto a umida quanto a seca, o importante é oferecer ração todos os dias sempre no mesmo horario para q os filhotes fiquem condicionados a saber o horario em q vao se alimentar, ja a vasilha de agua e a caixa de areia devem ficar proximas a caixinha onde os filhotes dormem (nunca mudar de lugar) com o tempo aprender a usar a caixa de areia sozinhos e a beber agua sozinhos.

Responder