Anônimo 26/12/2010 08:12 Jardinagem e Paisagismo
Avatar

Com plantar rosas a partir de um botão sem raiz?

Eu queria saber como plantar rosas a partir de um botão , por exemplo eu vou no mercado Municipal e compro um botão de rosa sem raiz sem nada só a flor e o galho e gostaria de saber como a plantar

3 Respostas

pizzaiollouco 26/12/2010 16:00 0 0

Vc deve procurar em uma casa de material para agropecuária uma substância chamada enraizador. Prepare a solução. Compre o galho com a rosa que seja o mais recente. Retire a rosa e as folhas. De um novo corte na parte mais grossa do galho e mergulhe na solução com enraizador. Coloque em vaso com terra para plantio e reserve em um lugar que tenha sombra quase o dia todo. Faça isto com vários galhos, se tiver sorte conseguirá obter o broto em um deles. O galho com a flor, quanto maior for, mais chances de brotar vc terá, e bastam no máximo uns 30 cm de galho.

Yuen 28/12/2010 6:41 0 0

Rosas adquiridas em floriculturas dificilmente irão enraizar devido ao fato de serem tratadas quimicamente para que isso não ocorra.
Caso o enraizamento fosse fácil muitas espécies (variedades) seriam reproduzidas perdendo seu valor comercial.

TamyAmore 28/12/2010 6:50 1 0

Olá, eu consegui plantar desta forma sem segredo, eu ganhei uma rosa com o galho, tirei a flor e as folhas, coloquei na agua para não morrer pois nao estava tendo tempo de plantar, com pouco tempo percebir brotações no galhinha da rosa, então tranplantei para um vaso e enraizou e saiu as brotações,
mais isso ocorreu de inicio na sombra, depois aos poucos fui entroduzindo ao sol, porque roseiras precisam de sol pleno para florir. Solos argilosos e férteis parecem ser a sua preferência, embora necessite de solo com boa drenagem.
O substrato ideal é aquele com pH entre 6,5 e 7,0 e rico em matéria orgânica.

Para plantar abrir uma cova maior que seu torrão e preparar deixando repousar algumas semanas antes do plantio.
Colocar no fundo areia de construção para garantir a drenagem.
Fazer mistura de húmus de minhoca com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 2 kg/cova.
Nesta mistura adicionar 200 gramas de farinha de ossos, misturar bem e aguardar o plantio.

O espaçamento para as mini-roseiras é de 0,30m entre plantas numa mesma linha, para roseiras híbridas de chá entre 0,50 e 0,60m e para trepadeiras, silvestres e híbridas de 1,0 m entre plantas, quando colocadas em linha contra muros ou em pérgulas.

Após plantar a muda não deixar de colocar o tutor de sarrafo para evitar que a muda tombe com ventos fortes.
A roseira necessita ser regada frequentemente após o plantio e em dias quentes.

Responder