Anônimo 04/11/2010 08:11 Répteis
Avatar

Aquaterrário para tartaruga…? Ajudem!!!?

Precisa de filtro, aquecedor, lâmpada para iluminação, precisa ser fechado em cima?
Como deve ser a plataforma, de pedra, cascalho? Tem como fazer uma plataforma caseira?
O que eu poderia botar para enfeitar?
A tartaruga não tem nem um ano…qual o tamanho do aquário?
Qual a ração e quais comidas eu devo dar para ela?
O aquário pode ser redondo?
De quanto em quanto tempo devo trocar a água do aquário?
Quantas vezes por dia tenho que dar comida? E quanto?

E o que faltou, que eu não citei?
E tem como fazer uma plataforma,(lugar livre e sem água) com coisas caseiras?
E é necessário filtro? se não, quantas vezes por semana ou por mês limpa-lo? (limpar ou trocar a água)?
Precisa de lâmpada? (ou pode ser um lugar iluminado)?
E termostato?

3 Respostas

Giramundo B 04/11/2010 9:13 0 0

Voce podera usar ate uma bacia com altura de pelo menos 20 cm para que ela nao possa fugir, mas um aquario que tenha um tamanho suficiente para que ela possa nadar, andar sobre algo seco e tomar sol sera mais apresentavel. Os aquarios redondos nao nos dao muito espaco disponivel para todo esse aparato, eles sao desajeitados alem de distorcem a imagem dos seres que estao ali dentro.
A plataforma podera ser feita com uma pedra aspera, para que ela possa se agarrar e subir. Tome muito cuidado para nao deixar que essa pedra escorregue e venha a mata-la, as tartaruguinhas adoram se esconder sobre estruturas, pois sentem-se protegidas ali.
A racao da Alcon e otima, ja criei varias tartaruguinhas com ela, todas tiveram um bom desenvolvimento. Bastam alguns peletezinhos ao dia, em horario fixo, geralmente nas horas mais quentes do dia. Nao deixe que restos de comida fiquem parados sem serem comidos, de apenas o que ela suportar comer. Voce podera ainda dar a ela pedacinhos de carne de vaca crua, pedacinhos de carne de peixe cru, camarulus que sao vendidos para tartarugas e vegetais, como folha de repolho ou alface.
A troca de agua nao e necessaria com tanta frequencia, troque apenas quando a agua estiver ficando suja (aproximadamente uma vez por semana).

Arthur 04/11/2010 15:59 0 0

Olá.

Você não epecificou a espécie, mas suponho que seja a tigre d’água.
Tenho duas, e sinceramente, concluí que o lugar adequado para esses animais é em lago.

Ao comprar o animal pelo menos se informou ou tinha conciência do que estava levando para sua casa? Acho que não.

Não pense que ela vai ficar pequena pro resto da vida, ok? Só no primeiro ano de vida esses animais podem crescer até 10 cm de carapaça. Quando adultos o tamanho médio é de 30 cm de carapaça.
O ideal é um tanque exterior, como eu já citei, se você não dispõe de espaço para o tanque, monte o aquaterrário mesmo, grande. E pelamordedeus, ESQUEÇA aqueles potes de vidro redondos, você vai mata-la.
Enquanto ela está pequena, monte um aquário de 40(c)x30(l)x15(h) com coluna d’água de 10 cm e com algumas pedras que permita que ela saia da água. Pode usar uma bacia também, como citado.
Lembrando que estes aquaterrários vendidos em lojas com uma placa de vidro suspensa no aquário não são adequados para nenhum tipo de tartaruga, não importa a idade. Se quiser enfeitar, pode pôr plantas naturais aquáticas/terrestres, mas acredito que ela vai destruir tudo e quando crescer, comerá qualquer planta que você colocar em sua frente.
Esqueça aqueles bichinhos de cerâmica, como sapinhos, cogumelos. Tartarugas em geral são curiosas, e sua vai querer sentir o gosto, podendo se machucar.

Amigo, lembre-se que ela vai crescer, não é da noite pro dia, mas vai. Então já pense que você vai ter que montar um aquário maior, de 120×50 no MÍNIMO, pois a zona aquática recomendada e adequado para um exemplar adulto deve ser de 100×50 e com coluna d’água de 20 cm, mais os 20 cm de parte seca.
Procure lâmpadas especiais para répteis, como UVB e UVA. Coloque-as direcionadas para a parte seca e mantenha ligadas por pelo menos 5 horas por dia. As tartarugas precisam dela pra gerar vitamina D3.

Quanto ao amigo acima, concordo com ele, mas em partes.
Tartarugas sujam muito a água, a urina delas às vezes vem sólida, acompanhada das fezes, a água fica uma imundice. Recomendo comprar um sifão (ou até mesmo uma mangueira) e realizar sifonagem no fundo do aquário e retirar as excretas assim que presentes na água.Se esperar uma semana para limpar, você mesmo não vai aguentar o cheiro e o aspécto repugnante da água. Depois repor a água retirada.
Não dê alface à sua tartaruga. Além do fato de filhotes não aceitarem qualquer tipo de vegetal (só à medida que crescem), alface faz mal a elas, causa diarréia (experiência própria) e outros males.

Esses animais são onívoros e caçadores, comem de tudo na natureza, desde insetos e plantas aquáticas até anfíbios e aves (isso mesmo!).
Portanto, deve respeitar a preferância alimentar de sua tartaruga.
Eventualmente, você pode oferecer carne moída, fígado ou coração de boi/frango; para alimento vivo, recomendo peixes de água doce (qualquer um que caiba na boca dela – os mais recomendados são espadas, platis, molinésias, lebistes e lips), neonatos (filhotes de rato – vivos); insetos, como gafanhotos, lesmas, mas esses eu não recomendo.

Se optar pelos industrializados, use gammarus (da alcon, mas é bom). Mas não dê esses camarões a vida inteira, apenas quando ela for filhote e raramente na fase adulta, pois são gordurosos. Quando estiver adulta, pode até mesmo oferecer ração de gato e os alimentos que citei acima eventualmente, apenas para variar a alimentação.

*Quando digo adulta, é quando ela já atingiu a maturidade sexual, ou seja, com 5 anos e 15 cm de carapaça em média (mas ela não vai parar de crescer por isso, ok?).

Espero que cuide dela, adequadamente. Não é qualquer animal, é um réptil, precisa de cuidados dobrados.

Boa sorte.
——————————-

Renan, você leu o texto acima? Acho que não.
Suas dúvidas estão bem esclarecidas nele.

Filtro não é necessário. Dejetos como os das tartarugas devem ser removidos por meio de sifonagem (pesquise!).
O frequência varia muito. Sempre que sua tartaruga defecar, faça a sifonagem.

O material “caseiro” que você pode usar para fazer uma superfície livre de água, como eu já citei acima, pode ser com pedras. Arrume aquelas pedras arredondadas de jardim e amotoe-as, ficará muito bom e não correrá o risco de deslizar em cima de sua tartaruga.

O termostato só é necessário se você morar no sul do Brasil, onde as temperaturas são mais baixas.
Mas se mora, no sudeste, nordeste (!), etc. pode ficar tranquilo.

Quanto às lâmpadas, é bom ter as que citei acima (LEIA O TEXTO), pois elas precisam disso para gerar vitamina D3 para o casco. Se não puder colocar, basta leva-la para tomar um banho de sol eventualmente (aprox. 30 min – 2x por semana).

Vitor Ribeiro 05/11/2010 8:17 0 0

o aquario tem que ser grande

Responder