Anônimo 11/02/2011 05:02 Outras - Casa e Jardim
Avatar

AJUDA URGENTE..PE DE MARACUJA?

PRECISO SABER PORQUE MEUS FRUTOS DE MARACUJA ESTAO MURCHANDO SERA ESCESSO DE FRUTOS OU FALTA DE ALGUMA VITAMINA NO PE JA QUE CARREGOU DE FRUTOS E NAO TEM CAUSA NENHUMA PARA ISSO POIS VERIFIQUEI O FRUTO E O PE ESTAO SADIOS ME AJUDEM POR FAVOR

3 Respostas

Vigmelo 11/02/2011 7:18 0 0

É provável que seja falta de algum nutriente, no entanto para indicar qual produto utilizar seria importante vc consultar um Engenheiro Agrônomo ou a Emater do seu Município.

Caio 11/02/2011 7:27 0 0

Boa tarde é difícil dizer o que pode estar acontecendo sem ver a planta, mas você pode observar se há presença de determinados insetos como o percevejo do melão-de-S. Caetano e a Mosca das frutas.
Os percevejos sugam a seiva de todas as partes da planta, ocasionando a queda de botões florais e frutos novos e o murchamento de frutos mais desenvolvido.

Moscas-das-frutas – Os principais danos causados são decorrentes da ovipozição em frutos ainda verdes, provocando o seu murchamento antes de atingir a maturação. As larvas podem destruir a polpa dos frutos.

A falta de água no solo também provoca queda das folhas e dos frutos na fase inicial de desenvolvimento, e pode causar, na fase final de desenvolvimento, enrugamento em frutos verdes e grandes.

Obs: caso você veja alguns abelhões enormes rodeando seu pé de maracujá não mateos pois sem eles seu pé de maracujá não vai produzir pois eles são os únicos agentes polinizadores do maracujá
Fotos do percevejo.
http://www.google.com.br/images?q=Leptoglossus&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=9k9VTZ6-LIOctwfn2dHLDA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=5&ved=0CEkQsAQwBA&biw=1024&bih=649

Fotos da mosca das frutas
http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1024&bih=649&tbs=isch:1&sa=1&q=mosca+das+frutas&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=

Como eu disse é difícil dizer ao certo o que esta havendo com sua planta mas espero ter ajudado.

12/02/2011 6:48 0 0

já tive pé de maracujá e não cuidava nada dele. Não aguava, não punha fertilizante, não matava aquelas pragas que comem as folhas e nem matava aquele abelhão que adora os pés de maracujá. Carregava de frutos, muitos mesmo. Descobri com o tempo que se não tiver sol o sufuciente (ele gosta muito, muito mesmo de sol), os frutos não desenvolvem. Eles murcham e caem antes de crescerem. Veja se o local têm sol e faça um teste: puxe algumas ramas para um local onde tenha muito sol. se nesse lado da planta os frutos vingarem, então esse é o problema.

Responder